Ontem, à noite, o salão de festas Dão Catering (Treixedo) acolheu quinhentos comensais num jantar-encontro de famílias da Unidade Pastoral de Santa Comba Dão, que contou com a presença de D. Ilídio Leandro.
Na sua intervenção de encerramento, D. Ilídio, visivelmente satisfeito, referiu a importância da Família, enquanto lugar de vida e de amor, considerando que esta iniciativa pastoral poderia ser “farol para toda a diocese”.
Este Encontro de Famílias, mais que a refeição, pretendeu ser uma forma diferente de oferecer às famílias participantes uma reflexão sobre o valor da família como “lugar e instrumento de felicidade” para o ser humano.
A mensagem foi transmitida tanto pela intervenção de D. Ilídio Leandro, como dos dois casais do Secretariado Diocesano da Pastoral da Família, que deram o seu testemunho de vida, enquanto família, o mesmo acontecendo com casais locais. Também o JoTreNa, grupo de jovens das paróquias de S. Joaninho, Treixedo e Nagosela fizeram uma representação dramática de tema mariano, honrando Maria como exemplo para todos. Um grupo musical cantou e fez cantar algumas canções dedicadas à Família. Todos enquadraram a reflexão, na perspectiva da Exortação Apostólica “Alegria do Amor”, que o Papa Francisco ofereceu ao mundo, depois das duas sessões sinodais dedicadas à Família.
“Muitas famílias, que estão bem longe de se considerarem perfeitas, vivem no amor, realizam a sua vocação e continuam em frente, embora caiam muitas vezes ao longo do caminho”, lia-se no postal distribuído aos comensais.
O tema do Ano Pastoral “Família – berço de Deus para a Humanidade” foi apresentado e explanado como projecto pastoral para três anos, mostrando que a Sagrada Família de Nazaré pode “iluminar o princípio que dá forma a cada família e a torna capaz de enfrentar melhor as vicissitudes da vida e da história, podendo tornar-se uma luz na escuridão para o mundo”.

Em noite de campeões da Europa em Futebol de Salão, a festa foi da Família, em família, na Unidade Pastoral de Santa Comba Dão, mostrando que a Igreja é família de famílias.

G.I.