À semelhança dos anos anteriores, o Secretariado da Educação Cristã de Viseu (SDEC) promove um fim de semana de espiritualidade, nos dias 24 e 25 de janeiro, com um retiro destinado aos agentes pastorais: catequistas, professores, animadores litúrgicos, animadores juvenis, membros de movimentos, entre outros.
Também poderão inscrever-se paroquianos que, não tendo uma tarefa pastoral específica, desejem participar. As inscrições deverão ser feitas para o e-mail: sdecviseu@gmail.com, até ao dia 19 de janeiro.
O retiro, que vai decorrer no Seminário de Viseu, terá como tema “Protagonistas da Mudança” e será orientado pelo Padre José Cardoso, da Diocese de Viseu.
Segundo o sacerdote, as reflexões propostas irão inspirar-se no Programa Pastoral, tendo como base o apelo do Papa Leão XIV, feito durante a missa do início do seu ministério petrino: “Esta é a hora do amor.” “Partindo desta expressão, o retiro convida à mudança de caminhos, rumo a uma vivência mais plena e realizadora, centrada no amor de Deus, que é o nosso grande amor. A partir deste amor, serão abordadas as outras formas de amor, sejam elas o amor na Igreja, o amor vivido como comunidade e família, o amor expresso na pedagogia, seja na sala de aula ou na catequese, assim como o amor para com os outros. A verdadeira mudança nasce da renovação do amor que somos chamados a viver, a oferecer e a construir no quotidiano da missão pastoral. Espero que no final do retiro todos regressem com o coração renovado, fortalecidos na fé e mais disponíveis para viver e servir, tendo sempre presente o amor de Cristo como exemplo maior”, sublinha o sacerdote.
Abel Dias, diretor do SDEC, deixa o convite à participação de todos. “Conscientes da importância de parar, escutar, aprender e renovar o compromisso com a nossa Diocese e com a Igreja, convidamos todos os agentes pastorais a participar no retiro. Será um tempo privilegiado de silêncio, oração, partilha e encontro com Deus, essencial para fortalecer a fé, renovar o entusiasmo e aprofundar a missão que cada um desempenha. Todos nós somos protagonistas da mudança”, apela.