O Bispo de Viseu, D. António Luciano, celebrou a Eucaristia do Domingo da Epifania, no dia 4 de janeiro, no Convento de Santa Beatriz, em Viseu, associando-se ao início do Ano Jubilar de Santa Beatriz, cuja abertura solene aconteceu nesse dia. Esta celebração assinala os 100 anos da beatificação de Santa Beatriz da Silva e os 50 anos da sua canonização, presidida pelo Papa Paulo VI.
Durante a celebração, o Bispo incentivou as monjas a viverem este Ano Jubilar com alegria e fidelidade, pedindo-lhes oração pela Igreja diocesana e um serviço de oração missionária e contemplativa. D. António Luciano encorajou-as, ainda, a darem a conhecer à Diocese de Viseu o carisma oferecido à Igreja por Santa Beatriz da Silva, natural de Campo Maior, local onde se encontra o primeiro Mosteiro da Ordem fundado em Portugal.
Esta ordem religiosa, de clausura monástica e vida contemplativa, foi fundada por Santa Beatriz da Silva e é caracterizada pela devoção à Imaculada Conceição, Paixão de Cristo e à Santíssima Eucaristia.