O projeto juvenil ‘Eu Acredito’ voltou a “ganhar sentido” com a visita do Papa Francisco a Portugal para o Centenário das Aparições de Fátima, em 2017, e tem como lema da caminhada espiritual ‘Com Maria, abraçamos o Mundo’.
“Queremos unir-nos ao Papa, abrir o nosso coração aos pedidos de Nossa Senhora e empenhar-nos pela Paz! Queremos abraçar o Mundo”, explica a organização numa nota enviada à Agência ECCLESIA, sobre o lema que os vai acompanhar e guiar “durante esta caminhada espiritual”.
O projeto ‘Eu acredito’ destaca da sua programação a peregrinação a Fátima “ao encontro do Papa” nos dias 11, 12 e 13 de maio de 2017, para as celebrações do Centenário das Aparições marianas aos pastorinhos.
Para além de novidades mensais, enviadas por correio eletrónico, nos dias 13 deste mês, de dezembro e de fevereiro de 2017, grupos vicariais vão “rezar o terço na presença dos bispos” de Lisboa, a partir das 21h00, e convidam ainda que outros jovens “se reúnam e vivam essa oração”.
No Dia Mundial da Paz, a 1 de janeiro de 2017, o convite é à participação na Eucaristia presidida pelo cardeal-patriarca de Lisboa D. Manuel Clemente.
Já no dia 12 de março de 2017, a organização vai juntar “todos os jovens de Lisboa”.
A página online www.eu-acredito.pt informa que o projeto nasceu da união de jovens de vários movimentos, grupos paroquiais e serviços diocesanos, com sacerdotes, que “formam uma equipa que pensa e faz acontecer” o ‘Eu Acredito’, “com o apoio e participação dos bispos” portugueses.
O ‘Eu Acredito’ é um projeto que nasceu com a visita do agora Papa emérito Bento XVI a Portugal, em 2010, e, “em vários dias, mais de 11 mil pessoas uniram-se a Jesus, à Igreja e ao Papa”.
G.I./Ecclesia:CB