Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Regressado de férias, D. Ilídio retomou a sua actividade pastoral. Alguns cuidados de saúde decorrentes da intervenção cirúrgica não impedem que concretize a sua vontade de servir com dedicação a Igreja de Viseu.

Na manhã de Domingo, 3 de Setembro, D. Ilídio presidiu à Eucaristia na Igreja dos Terceiros, tendo concelebrado o Frei Pedro, o Frei Francisco e o Frei João – membros da Comunidade Franciscana presentes em Viseu. A razão da presença do Bispo foi a despedida de Frei Pedro, o Superior desta Comunidade. Depois de quase 13 anos – aqui se ordenou sacerdote – os seus Superiores chamaram-no para outra Comunidade – Coimbra, sua terra natal. D. Ilídio, em nome da Diocese, agradece toda a bela atividade de Frei Pedro, nestes quase 13 anos, e deseja-lhe muitas felicidades na nova missão.
Ao longo da semana, o Pe. André Maurício Horta Reis da Silva foi iniciando o seu Ministério sacerdotal, nas paróquias de Aguiar da Beira. Ali vai trabalhar, «in solidum», com o Pe. Jorge Miguel Tavares Gomes. D. Ilídio esteve presente, no Domingo, 3 de Setembro, acompanhando a sua tomada de posse em Aguiar da Beira, sede deste concelho.
Depois das férias de Verão, D. Ilídio passou pelo Convento de Santa Beatriz da Silva, na tarde do dia 5 de Setembro e esteve um pouco com as Irmãs da Comunidade, saudando-as e desejando-lhes um bom ano. Aproveitou, também, para conversar com a Abadessa – a Irmã Isabel Bernardes – trocando impressões sobre alguns temas de interesse para a Diocese e para esta Comunidade.
Na tarde desse mesmo dia 5 de Setembro, D. Ilídio recebeu os elementos da candidatura do CDS à Câmara Municipal de Viseu. Foi uma oportunidade para breve mas interessante troca de impressões sobre a ação do Poder Local e a missão dos Autarcas no equilíbrio e no desenvolvimento das populações do interior viseense.
Na manhã do dia 7 de Setembro, D. Ilídio deslocou-se a Oliveira de Frades, onde se encontrou e falou com os membros da Comunidade sacerdotal que vai ali viver: Pe. Manuel Fernandes, Pe. Cristóvão Cunha e Pe. Paulo Vicente. Foi a propósito da integração do Pe. Paulo Vicente, ordenado neste ano e nomeado pároco «in solidum», com o Pe. Manuel Fernandes, das paróquias de Arcozelo das Maias, de Ribeiradio e de Sejães. Foi um belo encontro, terminando com o almoço “de trabalho” num restaurante local.
Na manhã de 8 de Setembro, reuniram os Sacerdotes do Arciprestado Rural de Viseu, com a presença de D. Ilídio, tratando diversos assuntos, enquadrando-os no lema e tema central do Plano Pastoral Diocesano para estes 2 anos – a Família. A reunião serviu também para planear algumas atividades a realizar, brevemente, no Arciprestado.
No início da noite desse mesmo 8 de Setembro, D. Ilídio esteve com o Pároco de Abraveses – Pe. António Henrique – e com a Assembleia paroquial. Tratou-se de um encontro explicativo da nova missão do Pároco que vai assumir, também, a paróquia de Campo de Madalena. Foi um encontro muito positivo e com a melhor compreensão de todos das novas implicações desta decisão.
No fim da manhã de sábado, 9 de Setembro, D. Ilídio presidiu à Eucaristia na residência das Irmãs Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus. Estas são as Irmãs que estão à frente da Catequese e que, desde há 25 anos, estão em Viseu. Esta data jubilar motivou a celebração, na qual participaram várias outras Irmãs, vindas de outras Casas e outras pessoas que lhes estão mais ligadas. D. Ilídio deixou palavras de parabéns à Congregação, agradecendo o precioso serviço que prestam à Igreja visiense e deseja uma boa continuidade deste mesmo serviço na diocese.
Na tarde do dia 10 de Setembro, D. Ilídio foi dar posse ao Pe. Paulo Vicente, na sua entrada nas paróquias de Sejães, Ribeiradio e Arcozelo das Maias. O Pe. Paulo Vicente, natural da freguesia de Moledo – Castro Daire – assume estas 3 paróquias «in solidum» com o Pe. Manuel Fernandes. As 3 Comunidades receberam os seus párocos em ambiente de festa e notava-se o bom acolhimento e a grande alegria em todas as pessoas presentes. D. Ilídio deseja a estes 2 sacerdotes um fecundo apostolado.
G.I.

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: