As imediações do Santuário de Nossa Senhora dos Milagres, em Laceiras (Cabanas de Viriato) encheu-se, na tarde de hoje, com peregrinos vindos de todas as paróquias do Arciprestado de Besteiros, que integraram a Procissão erguendo estandartes marianos identificativos da sua origem.
Esta peregrinação integrava-se nas celebrações do Centenário das Aparições de Fátima e foi presidida pelo Arcipreste, Cónego Carlos Casal, que, em momento oportuno, leu a Mensagem enviada por D. Ilídio, onde lamentava não poder estar, por motivos de saúde fragilizada.
Os peregrinos concentraram-se junto à Capela das Laceiras e partiram em Procissão até ao Santuário de Nossa Senhora dos Milagres, a cerca de quinhentos metros, com a Banda Filarmónica de Cabanas de Viriato.
A imagem de Nossa Senhora foi transportada pelos Bombeiros da mesma localidade até ao Santuário, mas que logo tiveram de partir para atacar um incêndio que surgiu na zona de Nelas. O fumo encobria o Sol, tantos eram os incêndios visíveis, desde Seia e Nelas até Penacova e Arganil, além de Barbeita e Vale de Cambra, caindo cinzas e folhas queimadas trazidas pelo vento.
Na oração do Terço, foi também pedido “que Deus toque o coração dos que incendeiam e proteja os que combatem os incêndios”.
A animação da celebração esteve a cargo do Grupo Coral de Cabanas de Viriato. O Pároco, Pe. Carlos Alberto Sousa agradeceu a presença dos peregrinos e do clero que os acompanhou, agradecendo também a colaboração dos Bombeiros Voluntários, da Banda Filarmónica e das estruturas paroquiais, que colaboraram na preparação e realização desta iniciativa.
G.I.