A Igreja Paroquial de Nossa Senhora do Viso e a Sé de Viseu (Paróquia de Santa Maria) acolheram, no passado fim de semana, dias 18 e 19 de maio, respetivamente, a celebração da Solenidade de Pentecostes, onde, durante a mesma, mais de 160 jovens e alguns adultos receberam o Sacramento do Crisma.

Os crismandos, além dos das paróquias onde se realizaram as celebrações, vieram de Rio de Loba, Repeses, Vila Chã de Sá, Faíl, São Salvador, Orgens, São Cipriano, Couto de Baixo, Vil de Souto e Abraveses. As eucaristias foram presididas pelo Bispo da Diocese, D. António Luciano, que, no momento próprio, lhes conferiu o Sacramento do Crisma.

Nas celebrações, o Bispo felicitou os crismandos, os pais, os padrinhos, os catequistas, os párocos, as paróquias e as assembleias presentes, já que todos, “cada um a seu modo, ajudaram estes jovens a fazer esta caminhada na fé, ajudando-os a ser discípulos missionários de Cristo.”

Durante a homilia, o Bispo realçou a importância de “ouvir, conversar, caminhar e seguir as moções do Espírito Santo”, aludindo ao pedido do Papa Francisco aquando da Jornada Mundial da Juventude, para que “todos, todos, todos sejamos protagonistas da vida nova do Espírito, seguidores de Jesus Cristo, surfistas do amor e construtores de uma nova humanidade pelo caminho da oração e da esperança para uma Igreja mais participada pelos jovens”.

“A Igreja e o mundo precisam muito da vossa juventude para se renovar e aparecer no mundo como sinal de esperança”, apelou.

As comunidades paroquiais ficaram agora enriquecidas com estes novos crismados, desejando que vivam como verdadeiros discípulos e testemunhas de Cristo.

CategoryBispo, Diocese, Igreja