As Igrejas Paroquiais de Pinheiro da Lafões (Oliveira de Frades) e de Sabugosa (Tondela) encheram-se de fiéis para celebrar os 25 anos de ordenação sacerdotal dos padres Gabriel Ulundo e João Dele, respetivamente.

Foi num ambiente festivo, cheio de alegria, que os sacerdotes comemoraram o jubileu de prata sacerdotal, junto dos seus paroquianos, na tarde de ontem, dia 4 de julho.

O Padre João Dele descreve a cerimónia eucarística como “um momento muito emotivo” porque estavam representadas as suas quatro paróquias – Lajeosa do Dão, Parada de Gonta, Sabugosa e de São Miguel do Outeiro -, com uma grande assembleia presente, incluindo os grupos da catequese.

O mesmo sentimento é partilhado pelo Sacerdote Gabriel Ulundo, que diz ter sido uma “cerimónia maravilhosa”, presidida pelo Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, que contou com a presença do arcipreste, de vários sacerdotes, diáconos, estagiários e de um grande número de fiéis provenientes das paróquias de Destriz, Pinheiro de Lafões e Reigoso.

Durante a homilia, na celebração em Pinheiro de Lafões, o Bispo felicitou e agradeceu aos dois sacerdotes o serviço prestado à Diocese de Viseu, nas mais diversas paróquias, “com tanto amor, delicadeza, disponibilidade, alegria e zelo pastoral ao serviço dos irmãos”.

Em relação ao Padre Gabriel Ulundo, enalteceu a sua dedicação, apesar da fragilidade da sua saúde. “Nunca deixou de cumprir a sua missão sacerdotal com entusiasmo e responsabilidade, sabendo valer-se sempre da ajuda de outros sacerdotes para que o seu ministério sacerdotal pudesse chegar sempre a todos, principalmente aos pobres e aos doentes. A sua atitude perante a doença é, para todos nós, motivo de edificação pela sua resiliência, silêncio interior e testemunho de fé. O Padre Gabriel sabe, através do sofrimento, viver a sua experiência como sacerdote, com o testemunho da palavra e da oração”, referiu.

Ontem, dia em que se assinalou a memória litúrgica de Santa Isabel de Portugal, o Bispo pediu-lhe ainda que “ajude todos a encontrarem-se em Cristo e na Igreja, realçando o serviço, a força do amor, o desafio da paz, a disponibilidade e o acolhimento para partilhar o pão com todos os irmãos, especialmente os mais pobres”.

Ao falar da vocação sacerdotal, D. António Luciano enfatizou-a como um caminho de alegria e de esperança a ser seguido por muitos jovens e adultos. “O sacerdote é o homem do sonho de Deus, do sonhar para viver a vida na esperança, não se deixando desanimar perante os sofrimentos e a cruz, sendo sempre um profeta que anuncia ao mundo o novo céu e a nova terra”, disse.

O Bispo desejou aos sacerdotes as maiores felicidades e um bom serviço missionário, em caminho sinodal, nas paróquias que servem.

Quanto ao exercício do ministério sacerdotal nesta Diocese, os dois padres, naturais da Diocese de Bengela (Angola), dizem ser “muito positivo, com paroquianos ativos, empenhados e participativos”. Realçam também a colaboração, proximidade e cordialidade do colegas sacerdotes dos seus arciprestados.