O Bispo de Viseu, D. António Luciano, esteve presente, juntamente com o Padre Pedro Leitão (Pároco de Sul), na cerimónia de ordenação episcopal de D. Fernando Paiva, que decorreu ontem, dia 7 de julho, na Sé de Beja.

D. António Luciano congratula-se com a escolha de D. Fernando Paiva, natural do concelho de São Pedro do Sul, para Bispo de Beja, a quem desejou as maiores felicidades para o serviço pastoral “de uma diocese tão vasta e cheia de esperança para receber o anúncio do Evangelho”. “Que Cristo bom Pastor, no amor do seu coração divino, o inspire e assista para tão grande missão ao serviço do povo de Deus do Baixo Alentejo”, realçou.

O Prelado acredita “que as qualidades humanas e sacerdotais de D. Fernando vão fazer dele um pastor para responder aos desafios pastorais do tempo presente e do caminho sinodal que a Igreja está a fazer”.

Na celebração de ontem, durante a homilia, o Arcebispo de Évora, D. Francisco Coelho, dirigindo-se aos pais e familiares de D. Fernando Paiva, lembrou “o feliz dia” do seu nascimento, 26 de novembro, designado como dia Mundial da Oliveira. “Coincidentemente é nome da tua terra natural: Oliveira, São Pedro do Sul, Diocese de Viseu. Como fruto aprimorado da oliveira, alicerçado na Palavra de Cristo – Alfa e Ómega – serás unção de paz e conforto para todo o Santo Povo de Deus que com os seus pastores, Bispo, Presbíteros e Diáconos, e também com os seus consagrados e consagradas e esperançosos seminaristas, peregrina por estas terras do Baixo Alentejo, percorridas pelos Santos Apríngio e Sezinando e pela intercessão do Coração Imaculado de Maria e de S. José, Padroeiro desta amada Igreja Particular (…), evidenciou.

D. Fernando Paiva agradeceu a presença de “todos e de cada um” na celebração de ordenação episcopal e tomada de posse como 15.º Bispo de Beja e afirmou que inicia o seu ministério com o propósito de acolher “a todos”.

Crédito fotográfico: Ricardo Perna | Diocese de Setúbal

CategoryBispo, Igreja