A Igreja Paroquial de Oliveira de Frades e a Igreja Paroquial de Tonda, em Tondela, receberam, no passado fim de semana, dias 6 e 7 de julho, respetivamente, as celebrações da Eucaristia, durante as quais foi administrado o Sacramento do Crisma.

Na celebração que decorreu na Igreja Paroquial de Oliveira de Frades, foram 50 os crismandos, a maioria desta paróquia, mas também de Souto de Lafões, São Vicente de Lafões, Pinheiro de Lafões, Reigoso, Destriz, Ribeiradio e Arcozelo das Maias.

A Eucaristia foi presidida pelo Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, com a presença dos respetivos párocos: Manuel Fernandes, Gabriel Ulundo e Paulo Vicente, tendo ainda estado presentes o Padre Fernando Santos, sacerdote na Comunidade Emanuel, e o Padre Álvaro Arede, já aposentado, mas que dá apoio nas celebrações.

O Bispo congratulou-se com o número de crismandos e realçou o caminho que estes percorreram, através da catequese e preparação espiritual, para receberem este Sacramento. “Sejam dóceis ao Espírito Santo e, cheios dos seus dons, levem às suas paróquias as premissas do Espírito e o desejo de serem profetas de renovação da Igreja e transformação espiritual e pastoral nas vossas comunidades”, referiu.

No domingo, em virtude de estar presente na ordenação de D. Fernando Paiva, em Beja, o Bispo deixou uma mensagem aos crismandos que se congregaram na celebração da Eucaristia e Crisma, na Igreja Paroquial de Tonda: “Sede dóceis ao Espírito Santo e pedi-lhe que transforme a vossa vida e vos santifique para serdes discípulos missionários. A Igreja precisa de vós e os vossos párocos estão à vossa espera para poderem ajudar na renovação das vossas paróquias, nos grupos de jovens, acólitos, grupos corais, leitores, escuteiros e outros grupos paroquiais. Pedi ao Espírito Santo que vos guie sempre e faça das vossas vidas um dom para os outros, caminhando juntos com Cristo”, afirmou.

Devido à ausência do Bispo da Diocese, esta celebração foi presidida pelo Vigário Geral, Cónego Carlos Casal, tendo administrado o Sacramento do Crisma a 85 jovens e a alguns adultos das paróquias de Tonda, Canas de Santa Maria, Lobão da Beira, Dardavaz, Mouraz, São Miguel de Outeiro, Sabugosa, Parada de Gonta, Molelos, Tondela, Santiago de Besteiros, Santa Comba Dão, Currelos (Carregal do Sal) e Oliveira do Conde.

A Eucaristia foi concelebrada com os respetivos párocos locais: João Pedro, João Dele, António Flor, Américo Duarte, Victor Portugal e José Fernando. Esteve também presente o diácono Felisberto Figueiredo.