Está a decorrer a realização do 53º Congresso Eucarístico Internacional de 8 a 15 de setembro na cidade de Quito no Equador, com o seguinte tema: Fraternidade para curar o mundo. “Todos vós sois irmãos” (Mt. 23,8). A Diocese de Viseu está representada pelo delegado Diocesano ao Congresso, Padre Eurico de Sousa, responsável Diocesano pelo Apostolado da Oração.

Esta mensagem brota do Sacramento da Eucaristia, onde na verdade Cristo está presente e nos revela, que a vida divina é sempre comunhão trinitária com o Pai, o Filho e o Espírito Santo. No mistério da Trindade vivem em perfeita intercomunhão de amor as três pessoas divinas, numa relação suprema de caridade, de mistério, de comunhão e de unidade. Daqui procedem todo o amor, todo o dom perfeito, toda a comunhão para gerar a grandeza e a dignidade de toda a existência humana e vocação cristã.

A comunhão sacramental, que devemos construir entre os homens é uma comunhão sobrenatural, que abraça todo o ser até às raízes e deve manifestar-se em toda a vida humana, eclesial, batismal, relacional, económica, social e política.

A Eucaristia é a fonte da vida para a pessoa humana e para a sociedade, assim como o Sol, o é para os corpos e para todo o globo terrestre, porque sem o Sol a Terra é estéril, assim a Santíssima Eucaristia é o Sol divino, que ilumina e constrói a Igreja em cada dia.

O astro do dia obedece ao criador e está submetido ao sumo Sol, o Verbo Divino, Jesus Cristo, que ilumina todos os homens que vêm a este mundo. Jesus através da Eucaristia, Sacramento de Vida Eterna, age no íntimo e no coração dos cristãos iluminando a sua vida, a das famílias e das nações.

As comunidades cristãs devem ser verdadeiras famílias unidas à volta da Eucaristia, que faz de todos os batizados filhos de Deus e membros da Igreja, pelo vínculo da comunhão, da santidade e da paz.

A comunhão Eucarística revela-nos mais pela fé, do que pela capacidade de raciocínio tudo o que é Nosso Senhor Jesus Cristo. É aqui que Jesus se manifesta de forma plena e completa no seu mistério de vida divina e humana.

Ao celebrarmos esta semana a festa da Exaltação da Santa Cruz, convido os cristãos a fazer uma grande meditação na contemplação do mistério da Cruz e do Crucificado.

A cruz é o livro mais belo e cheio de sabedoria, que se possa ler na vida. Quem não conhece este livro é néscio, mesmo se conhecer todos os outros livros do mundo. Os verdadeiros sábios são somente aqueles que conhecem a Cristo, o amam, lhe rezam, o consultam, o seguem e o aprofundam através do conhecimento do Evangelho.

Quanto mais participamos nos mistérios da Fé e na Escola da Cruz, tanto mais nela devemos permanecer. A vida com a Cruz passa sem tédio, sem medo, sem revolta, sem pressa, sem vergonha, porque é nesta Escola de Amor, que tudo se aprende, se perdoa, se compreende, se renova e se espera com confiança na vida eterna. No mistério da Santa Cruz sabe-se tudo o que se quer saber, conhece-se o fundamental da vida e nunca se fica saciado com aquilo que com ela se aprende e saboreia na fé.

No contexto da Exaltação da Santa Cruz, anuncio-vos a passagem de testemunho dos atuais Arciprestes e a tomada de posse dos novos, no dia 17 de setembro às 11h00 horas, na Casa Episcopal.

No próximo mês, Outubro Missionário, no decorrer do Sínodo dos Bispos em Roma, a Diocese de Viseu anuncia que no Dia Mundial das Missões, 20 de outubro às 16h00 na Catedral de Viseu, serão ordenados Diáconos rumo ao sacerdócio os jovens Alexandre Ribeiro e Eduardo Abrantes a realizar o Estágio Pastoral na Diocese.

Convido todos os fiéis a rezar pelos bons frutos do Congresso Eucarístico Internacional. Junto a esta intenção o pedido de oração pelos novos Diáconos. Façamos das suas paróquias de origem, e naquelas onde realizam o seu estágio pastoral e em todas as comunidades da Diocese um Cenáculo de Oração, unidos a Nossa Senhora, pela santificação das famílias, pelo aumento das vocações sacerdotais, missionárias e de consagração da Igreja.

+António Luciano, Bispo de Viseu

CategoryBispo, Diocese, Igreja, Papa