A freguesia de Figueiró da Granja, no concelho de Fornos de Algodres, passou a ter, desde o dia 18 deste mês, uma Estrutura Residencial para Idosos (ERPI), que vai dar resposta a 10 utentes.
No dia da inauguração, o Vigário-geral da Diocese de Viseu, Padre Carlos Casal, fez a bênção das instalações e presidiu à Eucaristia, acompanhado pelo Administrador Paroquial Carlos Monge.
Além de felicitar os responsáveis pela concretização desta obra, durante a homilia realçou a importância de todos contribuírem para apoiar os mais vulneráveis e necessitados. “À semelhança de Maria, que disse sim àquilo que Deus lhe pediu, também aqui dizemos que sim ao cuidar dos mais idosos”, referiu o Padre Carlos Casal.
Esta infraestrutura, da responsabilidade da Liga dos Amigos de Figueiró da Granja, vem complementar as valências existentes de Centro de Dia e do Serviço de Apoio Domiciliário que apoiam 35 utentes.
“É uma nova valência ambicionada há muito tempo pela população”, destacou Álvaro Santos, presidente da direção, adiantando que Figueiró da Granja “foi a primeira freguesia do concelho a ter um Centro de Dia, em 1988/89, e que, sendo a maior freguesia do concelho, já nessa altura havia a preocupação para ter um lar de idosos.”
A obra teve o custo de 400 mil euros, que foram suportados na totalidade pela instituição.
Na inauguração, além dos órgãos sociais da Liga dos Amigos e Figueiró da Granja e dos atuais e antigos colaboradores, estiveram presentes várias entidades autárquicas e civis.