
O Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, esteve presente no congresso “Cidadania em Saúde: Barómetro Social e Humano – Novos Desafios no Cuidar com Humanitude”, promovido pela Associação Católica de Enfermeiros e Profissionais de Saúde (ACEPS), nos dias 14 e 15 de março.
D. António Luciano, que conhece bem a ACEPS desde os seus tempos de enfermeiro, em Coimbra, congratulou-se com a realização deste evento na Diocese de Viseu, agradecendo às direções nacional e regionais a sua presença e empenhamento, incentivando os presentes a manterem-se fiéis aos princípios da associação.
O Bispo desafiou, ainda, todos os profissionais católicos a “empenharem-se no cuidado com humanitude e ética, tendo sempre presente a humanização dos cuidados de saúde, a dignidade da pessoa humana e o respeito de cada um pela fé que professa”.
O evento decorreu na Escola Superior de Saúde e contou com a presença de oradores nacionais e internacionais, que abordam vários temas relacionados com os cuidados a imigrantes e refugiados, a inteligência artificial, os direitos humanos e a cibersegurança. O Bispo esteve presente nos dois dias. No primeiro, presidiu à Eucaristia, que decorreu no final da Assembleia Geral da ACEPS, e, no segundo dia, marcou presença nas várias apresentações dos trabalhos científicos e estudos.