Na próxima sexta-feira, 15 de agosto, dia santo e feriado nacional, o Bispo de Viseu, D. António Luciano, vai presidir à Eucaristia de ação de graças da Assunção de Nossa Senhora, padroeira da Catedral. A celebração será às 11h00, na Sé de Viseu.
A Assunção de Nossa Senhora recorda liturgicamente o momento em que a Virgem Maria foi elevada ao céu em corpo e alma, após o fim da sua vida terrena. Esta doutrina foi oficialmente proclamada como Dogma pela Igreja Católica em 1950, pelo Papa Pio XII.
“Convido o povo de Deus a participar nesta celebração de ação de graças e de louvor, onde vamos recordar o percurso feito pela Mãe de Jesus e pedir a sua intercessão para cada um de nós, para um mundo melhor, sem guerras, fome, devastação, nem indiferença, onde reine a paz, a justiça, a solidariedade e a fraternidade entre todos os povos”, apela o Bispo de Viseu.
Também na celebração da Solenidade de Nossa Senhora, vão ser lembrados os bombeiros, soldados da paz, que por estes dias combatem as chamas em várias regiões do país, a proteção civil e os governantes, bem como todas as pessoas que veem os seus bens e haveres destruídos pelo fogo, “dando-lhes força espiritual pela oração, pedindo a proteção da Mãe de Deus, oásis seguro de quem experimenta tanta inquietação”.
Nesta 53.ª Semana Nacional das Migrações, dedicada ao tema “Migrantes: missionários da Esperança”, D. António Luciano recorda, ainda, “a missão dos emigrantes e imigrantes na construção do mundo em que vivemos e da Igreja que queremos ser, sendo por isso importante a oração por todos aqueles que peregrinam nas diversas partes do mundo”.
“Na próxima sexta-feira, todos estarão unidos nas preces a Nossa Senhora, Mãe da humanidade para que esta interceda junto do seu Filho em prol das famílias, das nações, da Igreja e do mundo necessitado de paz”, conclui o Bispo.