Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Centenas de fiéis e devotos reuniram-se no passado sábado, dia 30 de agosto, em Campia, concelho de Vouzela, para participar na cerimónia de ação de graças em honra de Nossa Senhora, por ocasião do 12.º aniversário da construção do monumento dedicado à Virgem Milagrosa.

A Eucaristia foi presidida pelo Bispo de Viseu, D. António Luciano, junto à imagem, com cerca de 15 metros de altura, que foi mandada construir por uma família, há 12 anos, em agradecimento à Santíssima Virgem pela cura de um cancro em estado avançado. “Nós somos filhos de Maria, Ela cuida de nós”, começou por frisar o Bispo na homilia, realçando que “grande é a graça oferecida por Deus a Maria e por Maria à humanidade”.

Recordando o Cântico do Magnificat, um hino de louvor a Deus entoado por Maria, Mãe de Jesus, conforme o Evangelho de Lucas, D. António Luciano realçou a sua grandeza, “que canta as maravilhas de Deus, que escuta a Sua palavra e faz a vontade do Pai”.

Ao recordar a Capela de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, na cidade de Paris, um lugar importante de oração e peregrinação, relembrou que este surgiu após uma aparição mariana ocorrida em 1830, em Paris, França, onde uma jovem noviça foi agraciada ao conversar três vezes com a Virgem Maria, e que a devoção à medalha é um símbolo de fé, proteção e confiança na intercessão da Mãe de Deus.

O testemunho, inspiração e entrega de Maria foram enaltecidos pelo Bispo, que convidou a assembleia presente a viver com fé, humildade e entrega total à vontade de Deus, seguindo o seu exemplo. “Devemos seguir Jesus como Maria, apaixonar-nos por Ele, viver unidos a Ele na oração, na escuta da Palavra e nos Sacramentos, na caridade”, disse.

Num contexto global marcado por guerras, fome e profundas desigualdades sociais, o Bispo terminou a homilia com um apelo à intercessão de Nossa Senhora, pedindo que ela “venha em auxílio das nossas necessidades neste mundo de sofrimento, de guerra e de violência, neste vale de lágrimas, para nos animar e ensinar a percorrer o caminho de Jesus”.

Terminada a Eucaristia, seguiu-se a procissão das velas, com a recitação do terço, acompanhada pelos andores de invocação a Nossa Senhora. A cerimónia festiva, animada musicalmente pela Sociedade Musical Vouzelense, terminou com um videomapping na fachada da Igreja Paroquial de Campia, onde foi dada a bênção final, pedindo à Senhora das Graças, Senhora da Medalha Milagrosa, que continue a abençoar Campia e todo o povo de Deus.

Além da comunidade paroquial, também as forças vivas do concelho marcaram presença nesta celebração, que todos os anos junta uma grande multidão para evocar e agradecer a proteção de Nossa Senhora. Foi uma festa marcada por uma profunda fé e devoção mariana, num ambiente de oração e comunhão.

CategoryBispo, Diocese

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: