Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

A Igreja vai ter dois novos santos. O Papa Leão XIV vai canonizar os beatos Pedro Jorge Frassati e Carlo Acutis, no próximo domingo, 7 de setembro, numa cerimónia que terá lugar na Praça de São Pedro, em Roma. Estes jovens serão apresentados à Igreja e ao mundo como modelos de vida em comunhão e fidelidade para com Deus, num grande amor à Igreja e entrega no serviço ao próximo.

O dom da santidade é para todos. Os jovens não ficam de fora, por isso este acontecimento eclesial é uma interpelação para as nossas comunidades cristãs e para a sociedade em geral, em certa medida indiferente, a atravessar profundas mutações globais.

Quando a santidade é vivida intensamente pelos jovens e por todos os batizados, estimula-nos a praticar o bem, como aconteceu com Pedro Frassati e Carlo Acutis. Os seus exemplos e testemunhos de vida, em comunhão com Deus, devem inspirar os corações dos fiéis batizados a tornarem-se muito melhores.

Quem são Pedro Jorge Frassati e Carlo Acutis? Pedro Jorge Frassati (1901-1925) foi um jovem italiano descontraído, atleta piedoso e sincero. Nasceu em Turim, na Itália, e ficou conhecido pela sua fé e caridade, verdadeiras forças que o caracterizavam. Era um jovem ativo e diligente na família, escola, universidade e na sociedade. Era alegre e apóstolo entusiasta de Cristo, um seguidor apaixonado da sua mensagem e caridade. O seu amor pelos jovens, particularmente para com os pobres, fizeram dele uma pessoa extraordinária na virtude e no caminho da santidade. Deu novos impulsos a vários movimentos Católicos, unindo-se entusiasticamente, de um modo especial, à Ação Católica.

Carlo Acutis (1991-2006) nasceu em Londres, Inglaterra, e faleceu aos 15 anos, vítima de leucemia, na cidade de Monza, norte de Itália. Logo após a sua morte foi apresentado como um modelo de santidade para os adolescentes e jovens, como sendo um génio da informática e um apóstolo, que colocou a devoção a Jesus na Eucaristia no centro da sua vida, tendo ficado conhecido pela expressão “a Eucaristia é a minha auto-estrada para o Céu”. Muito devoto de Nossa Senhora, peregrinou a muitos santuários Marianos, entre eles o Santuário de Fátima, onde mostrou um grande amor a Nossa Senhora e aos santos Pastorinhos. Estudou também com empenho os milagres Eucarísticos que aconteceram na Igreja, promovendo várias exposições elucidativas dos mesmos.

Foi beatificado na Catedral de Assis, em 2020, e está sepultado na Igreja de Santa Maria Maggiore. Muitos são os milagres relatados por sua intercessão neste curto espaço de tempo.

A vocação de todos à santidade na Igreja, proclamada pelo Concílio Vaticano II, na “Lumen Gentium” e na “Exortação Apostólica Christus Vivit”, do Papa Francisco, continua a ser um desafio e um caminho para os jovens e para todos os fiéis na Igreja, particularmente neste Ano Santo Jubilar da Esperança.

Viver a vida em caminho de santidade é o projeto proposto a todos os batizados, “Peregrinos de Esperança”, que têm como fim último a Cidade Santa de Jerusalém. Quando os jovens abraçam este ideal de vida heroica, tudo é um dom para si, para os outros e para a Casa Comum.

Precisamos de famílias santas onde as crianças, os adolescentes e os jovens sejam formados nos valores humanos, religiosos, morais e éticos de modo a ser bons cidadãos e bons cristãos.

A santidade, dom de Deus e vivência espiritual humana de cada um, não é um privilégio de alguns, uma moda para outros ou um luxo para os ricos, mas sim um projeto de vida sobrenatural, um convite para todos os batizados participarem na vida de comunhão e união com Deus, por meio de Jesus Cristo, num caminho de santidade, uma vida nova, conduzidos pelo Espírito Santo. “Sede santos, porque o vosso Pai celeste é Santo”.

Pelo caminho da fé, do amor e da esperança desafio-vos também, na vossa vida, a rezar e a descobrir aquilo que vos identifica como membros da Igreja.

+António Luciano, Bispo de Viseu

(Artigo publicado na edição de 4.9.25 do Jornal da Beira)

CategoryIgreja, Papa

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: