A comunidade de Junqueira, situada no concelho de Vale de Cambra, que integra o Arciprestado de Lafões da Diocese de Viseu, viveu um dia de festa no passado domingo, dia 25 de janeiro, com a celebração da Eucaristia em honra do mártir São Sebastião, testemunha fiel de coragem e esperança.
No decorrer da celebração, o Bispo de Viseu, D. António Luciano, administrou o Sacramento do Crisma a 19 crismandos, maioritariamente da paróquia de Junqueira e alguns vindos de Arões.
Na homilia, o Bispo enalteceu este Domingo da Palavra de Deus, com o tema “A Palavra de Cristo habite em vós” (Col 3,16), pedindo à assembleia presente que ouça a “Palavra de Deus com fé, alegria e entusiasmo”.
D. António Luciano defendeu, ainda, a importância dos cristãos se empenharem na vida do Espírito através do estudo da Bíblia, de cursos de formação, de jornadas de reflexão, de retiros bíblicos, da Lectio Divina e de oficinas de oração.
O Bispo congratulou-se com o número de crismandos presentes e realçou a importância da caminhada de cada um, através da catequese e preparação espiritual, para receberem este Sacramento, onde os batizados são fortalecidos pelos sete dons do Espírito Santo: sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus, “para viverem com fé, coragem e discernimento a sua missão cristã no mundo”.
Neste dia, que marcou o encerramento da Semana de Oração pela Unidade dos Cristão, D. António Luciano recordou a importância do ecumenismo e do fortalecimento da comunhão e da unidade entre os cristãos.
Terminou a homilia, convidando os pastores, consagrados e leigos das comunidades paroquiais, religiosas, secretariados, serviços diocesanos, movimentos e obras a empenharem-se no caminho sinodal, unidos na “comunhão, participação e missão”, a dar ênfase ao estudo da Bíblia e a viver a missão na Igreja como “verdadeiros discípulos missionários”.
Para a comunidade local, este foi um dia de fé, alegria e gratidão vivido por todos em comunhão. “A celebração, presidida pelo nosso Bispo, D. António, encheu-nos o coração de alegria e reforçou a consciência de que somos Igreja viva, unida na fé e no amor. Aos crismados, os nossos mais sinceros parabéns: que o dom do Espírito Santo vos fortaleça, ilumine e acompanhe sempre no vosso caminho de vida e de fé”, realçou o Pároco José Bento.