Diocese apresenta Constituições Sinodais, celebra 500 anos da dedicação da catedral e inaugura o museu.
D. Ilídio afirmou hoje na homilia da Eucaristia que assinalou os 500 anos da dedicação da Catedral que as conclusões do Sínodo Diocesano são “a base para os planos pastorais dos próximos 10 anos”.
Para D. Ilídio Leandro, a programação pastoral da Diocese de Viseu na próxima década vai ser a concretização da “experiência sinodal”, em “comunhão com toda a Igreja”.
A Diocese de Viseu iniciou em 2010 o Sínodo Diocesano com o estudo das quatro Constituições do Concílio Vaticano II, a que se seguiram quatro Assembleias Sinodais e a reunião e aprovação das conclusões, hoje publicadas nas Constituições Sinodais.
“As constituições serão boa inspiração para responder ao que o Santo Padre e a comunhão com toda a Igreja nos for sugerindo e apontando com a vontade de Deus”, afirmou D. Ilídio Leandro na Eucaristia que esta manhã celebrou os 500 anos da dedicação da Catedral, 10 anos após a sua ordenação episcopal, no mesmo templo.
O bispo de Viseu agradeceu “a todos os membros da Igreja de Viseu o caminho realizado”, afirmando que “foi o empenho de todos que realizou o Sínodo” e “é o compromisso de todos que concretizará a conclusões”.
“É a vontade, alegria e motivação de todos que fará frutificar o trabalho, a fé e a vida que sinodalmente vamos pôr em comunhão, dirigindo-nos e a todos e chamando por todos, sem acessão em exclusão de ninguém”, sublinhou D. Ilídio Leandro.
“A missão é hoje, em cada dia, e destina-se a todos e para que todos se salvem , em fraternidade e em família, e cheguem ao conhecimento da verdade”, acrescentou o bispo de Viseu.
Depois da celebração desta manhã, concelebrada núncio apostólico em Portugal, D. Rino Passigato, e por alguns bispos, nomeadamente o anterior bispo de Viseu, D. António Marto, e D. Manuel Felício, natural da diocese, de tarde foi inaugurado o museu e apresentada a história da Diocese de Viseu.
Na homilia da missa, D. Ilídio Leandro disse que este sábado é “um dia histórico para a Diocese de Viseu” por encerrar o ano jubilar dos 500 anos da dedicação da Catedral, inaugurar a renovação do templo a partir do programa ‘Rota das Catedrais’ e do Museu que lhe está ligado, e pela apresentação da história dos 1500 anos da Diocese e do livro do Sínodo que, com as constituições “será a base para os planos pastorais dos próximos 10 anos”.
Durante a Eucaristia desta manhã foram também enviado 177 jovens que vão participar nas Jornadas Mundiais da Juventude, em Cracóvia, que decorrem entre os dias 26 e 31 de julho.
“Desejo-vos boa Jornada Mundial da Juventude”, disse-lhes D. Ilídio Leandro.
A apresentação das Constituições Sinodais e a celebração dos 500 anos da dedicação da Catedral diocesana são temas que estão em destaque no semanário ECCLESIA, onde se publica a entrevista a D. Ilídio Leandro, que pode também ser ouvida no programa Ecclesia deste domingo, na Antena 1, às 06h00.
G.I./Ecclesia:HM/PR

CategoryBispo, Diocese