Programa Ecclesia e outros; Seminaristas – Candidatos.

Ao longo desta semana, a comunicação social voltou o seu interesse para Viseu e para a sua Igreja. Desde o Programa Ecclesia, a vários outros canais de TV e muitos jornais e rádios vieram a Viseu, fizeram entrevistas e reportagens sobre os acontecimentos que marcaram a semana: inauguração das Obras na Catedral, 500 anos da sua Dedicação, apresentação da História da Diocese, nos seus quase 1500 anos, inauguração do “novo” Museu de Arte Sacra e publicação do livro do Sínodo – Memória e Profecia – com todo o processo, que terminou nas Constituições. Agora será o tempo de viver uma Igreja renovada e recriada e fazer a concretização do que o Sínodo nos apontou ser importante para os nossos tempos.

Na manhã de Sexta-feira, dia 22 de Julho, passaram pela Casa Episcopal 14 candidatos ao Seminário, com o Reitor desta Instituição diocesana, para saudar o bispo da diocese, D. Ilídio Leandro. Frequentam vários anos do ensino preparatório e secundário e tiveram um encontro com os responsáveis dos Seminários da Igreja de Viseu. Naturalmente que a maior parte continuará no ensino oficial e nas suas famílias, pois, para muitos, ainda é muito cedo para uma decisão e entrada no Seminário. O acompanhamento dos que quiserem continuar a ver a vocação sacerdotal como hipótese concreta irá continuar.

No início da tarde de Domingo, dia 24 de Julho, o Bispo deslocou-se a Torredeita onde, concelebrando com o Pároco – Pe. Paulo Diamantino – presidiu à celebração de 50 anos de casados de Custódio Lima e Gelsy Lima. Com os seus 4 filhos, 4 netos e alguns familiares e amigos, foi uma celebração muito sentida, seguindo-se uma refeição familiar na casa do casal, no Carqueijal.

G.I.

CategoryBispo