No âmbito das Comemorações dos 500 anos de beatificação da Rainha Santa Isabel foi solicitado o empréstimo de uma escultura ao Tesouro da Catedral de Viseu, para integrar a exposição intitulada A Rainha Santa no paço Real / A Rainha Santa no Real Mosteiro. Iconografia isabelina: representação e devoção, instalada no Paço das Escolas da Universidade de Coimbra.

A peça de Viseu é uma escultura do século XVI, que figura Santa Isabel como Rainha, envergando vestes sumptuosas, em correlação com a sua condição social. O exuberante vestido completa-se com o colar de medalhão em forma de relicário e outro composto por pérolas, que envolve o pescoço. Apresenta postura solene, com os braços ligeiramente erguidos, segurando o vestido para amparar as rosas, um elemento característico da iconografia da Rainha Santa Isabel em conexão com o Milagre das Rosas que lhe é atribuído.

No rosto jovem revela uma certa doçura e serenidade majestática, em paralelo com a expressão de piedade. Os cabelos ligeiramente ondulados caem com volume e são primorosamente recolhidos num novelo. Sobre eles recai a coroa de Rainha.

Esta escultura, que atualmente integra a coleção do tesouro da Catedral de Viseu, testemunha que desde cedo foi expressivo o culto à Rainha Santa Isabel neste espaço religioso. Desconhecemos onde estaria colocada no espaço de culto, mas deverá ter permanecido aí até ao século XVIII, altura em que foi executada outra escultura de Santa Isabel para a mesma Sé, representada segundo o modelo iconográfico mais frequente, com o hábito de clarissa, ordem que professou após a morte do rei D. Dinis. A realização desta nova escultura no século XVIII fortifica a hipótese de que o culto a Santa Isabel terá assumido desde cedo especial relevância em Viseu, tendo a nova imagem sido colocada num dos retábulos do transepto, que tinha sido executado havia poucos anos para ser dedicado a Santa Ana.

A exposição em Coimbra ficará patente ao público até finais do mês de setembro. Quando regressar a peça integrará a exposição permanente do Tesouro da Catedral de Viseu.

Rainha Santa Isabel, século XVI – Tesouro da Catedral de Viseu – Fotografia: José Alfredo

G.I./J.B.: DBCDV

CategoryDiocese