Papa Francisco instituiu o 1 de setembro como dia mundial de oração sobre este tema para reforçar «vocação» ecológica dos cristãos.
O Santuário de Fátima vai assinalar esta quinta-feira o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, evento que o Papa Francisco incluiu no calendário litúrgico da Igreja Católica.
Em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o santuário mariano recorda que com esta iniciativa o Papa argentino pretende reforçar nas comunidades cristãs a sua “vocação de protetores da Criação”.
“Como cristãos queremos oferecer a nossa contribuição à superação da crise ecológica que a humanidade está a viver”, referiu Francisco aquando do lançamento deste dia, em 2015.
Esta data foi também instituída com “um sentido ecuménico, já que a mesma é comemorada pela Igreja Ortodoxa”, recorda o Santuário de Fátima.
Todos os bispos estão desafiados a “assinalar este dia nas suas dioceses e, nos dias 1 a 4 de setembro, a promover iniciativas de oração”, em “sintonia” com “outras Igrejas e comunidades eclesiais”.
“D. António Marto, bispo da diocese de Leiria-Fátima, pediu que no Santuário de Fátima se tenha presente este pedido e esta intenção, que nesse sentido vai estar particularmente presente”, realça a mesma fonte.
G.I./Ecclesia:JCP