Presidente da República no I Fórum Missionário da Arquidiocese de Braga.

O presidente da República disse esta sexta-feira em Braga que a humanidade é “denominador comum” que a todos une e que ser missionário hoje implica cuidar “a dignidade da pessoa humana”.

Na conferência de abertura do primeiro Fórum Missionário da Arquidiocese de Braga, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que o que une todos “passa sempre pela dignidade da pessoa humana, na sua projeção concreta em cada tempo e em cada espaço específico”.

“O que nos une a todos suporá inevitavelmente vida, saúde, educação, formação justiça interjecional, liberdade que afaste autoritarismos, coesão social que contradiga classismos marginalizadores. É isto ser-se missionário hoje, mais perto ou mais longe”, defendeu o presidente da República.

Para o chefe de Estado português, “a realização pessoal tem de passar pelos diversos membros da comunidade” e as comunidades mais desenvolvidas “são aquelas em que os indicadores qualitativos completam os indicadores meramente quantitativos e estes retratam realidades coesas e homogéneas sem disparidades afrontosas de condições de vida”.

Numa conferência sobre o tema ‘O Que Nos Une a Todos’, Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que a humanidade é o “denominador comum feito de uma identidade substancial que supera tempos, espaços e modos muitos diversos, sem os negar ou esvaziar”.

“Todos somos essencialmente iguais, temos todos a mesma dignidade”, sustentou.

“Lamentável se configura o tropismo para o regresso a racionalismos, relativismos, xenofobias, racismos, egoísmos de grupo que pretendam distinguir entre eleitos e rejeitados, puros e espúrios”, sublinhou

Marcelo Rebelo de Sousa referiu ainda que, antes de construir políticas, é necessário “edificar laços humanos, culturais, educativos, sociais” e que um dos fracassos deste tempo é a “fragmentação do humano”, a que se “somou a primazia do económico ou do político, do utilitarista na fruição dos bens económicos ou detenção do poder político”.

“Temos o estrito dever de promover a paz, o desenvolvimento os direitos fundamentais e de combater a pobreza, a miséria a opressão, as desigualdades e as injustiças, dos mais próximos aos mais distantes, passando pelos migrantes, pelos refugiados, pelos deslocados, pelos ostracizados”, acrescentou.

A abertura do primeiro Fórum Missionário foi feita pelo arcebispo de Braga, afirmando que “a solidariedade, a amizade, o humanismo, seja ele cristão ou simplesmente filantrópico” são fatores de união.

D. Jorge Ortiga defendeu que mais do que a “necessidade de consensos”, é necessário apostar no diálogo, porque o “consenso nos dias correntes revela cedência” para se atingir um fim e tem na base um “conflito latente”, enquanto o diálogo “é a transformação da realidade” e transmite “verdade, confiança, esperança, afeto e proximidade”

“Só o diálogo constrói algo de novo”, disse o arcebispo de Braga antes da comunicação do presidente da República, anunciando a sua presença em março de 2017 no mesmo auditório para falar de multiculturalismo.

O primeiro Fórum Missionário da Arquidiocese Braga iniciou esta sexta-feira, é promovido pelo Centro Missionário Arquidiocesano de Braga no Auditório Vita e decorre durante este sábado em torno de quatro debates sobre ‘Refugiados no século XXI’, ‘Desporto no mundo globalizado’, ‘A mulher na sociedade’ e ‘Comunicação social: convivência entre o local e o global’; D. Carlos Filipe Ximenes Belo, bispo emérito de Dili, faz a conferência de encerramento.

G.I./Ecclesia:PR

This is Photoshop’s version of Lorem Ipsum. Proin gravida nibh vel velit auctor aliquet.
Aenean sollicitudin, lorem quis bibendum auctor, nisi elit consequat ipsum, nec sagittis sem nibh id elit.
Duis sed odio sit amet nibh vulputate cursus a sit amet mauris. Morbi accumsan ipsum velit. Nam nec tellus a odio tincidunt auctor a ornare odio. Sed non mauris vitae erat consequat auctor eu in elit.

CategoryIgreja