Instituição apela ainda à solidariedade das empresas para aumentar montante.
A Cáritas Portuguesa vai enviar mais de 11 mil euros para os refugiados da Europa de Leste, em campos na Grécia e Sérvia, da campanha ‘Levo Calor aos Refugiados’ e apela às empresas para aumentar o montante.
Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a Cáritas Portuguesa informa que campanha de angariação de donativos encerra com um saldo de 11 717,75 euros.
A instituição católica com a ação de solidariedade ‘Levo calor aos refugiados’ pretendia recolher 32 500 euros, por isso, está ainda aberta à “receção de donativos empresariais”.
A ajuda dos portugueses o objetivo é apoiar 250 famílias mais vulneráveis com distribuição de lenha, apoio no pagamento de fatura de eletricidade, comida e artigos de higiene e distribuir roupas quentes e cobertores a 200 refugiados dentro e fora dos campos.
‘Levo calor aos refugiados’ foi uma campanha nacional de curto prazo dinamizada devido à “urgência” da situação vivida pelos refugiados no leste e sul da Europa provocada pelo frio extremo com temperaturas de 20 graus negativos que agravou as “difíceis situações de vida daquela população”.
O presidente da Cáritas Portuguesa sobre a campanha explicou que perante o “apelo de ajuda” que chegou a partir das congéneres locais não quiseram “ficar indiferentes”.
“Confiámos, como sempre, na generosidade do povo português que, mais uma vez, respondeu dentro das suas possibilidades”, observou Eugénio Fonseca.
A Cáritas Portuguesa destaca ainda o apoio aos refugiados em invernos anteriores, como ao Líbano no valor de 25 mil euros que proporcionou “aquecimento durante seis meses para 120 refugiados”, ou à Síria onde com 13 600 euros distribuíram roupas de inverno a 335 crianças refugiadas.
G.I./Ecclesia:CB/OC