Papa Francisco recebeu equipa espanhola do Villarreal.
O Papa Francisco recebeu hoje no Vaticano a equipa espanhola do Villarreal, que se encontra em Roma, e disse que se inspira no exemplo dos guarda-redes, no futebol, para superar problemas do dia-a-dia.
“Ajuda-me muito pensar no futebol, porque gosto e isso ajuda-me. Costumo pensar mais no guarda-redes. Porquê? Porque ele tem de apanhar a bola de onde quer que ela seja batida, não sabe de onde virá. E a vida é assim, há que apanhar as coisas de onde vierem e como vierem”, explicou.
Numa breve saudação aos jogadores, técnicos e dirigentes da equipa espanhola, que hoje defronta a Roma numa partida da Liga Europa, o Papa deixou elogios ao desporto.
“Quando me apanho em situações que não esperava, que tenho de resolver e vêm de cá quando as esperava de lá, eu penso no guarda-redes, por isso tenho-os muito presentes”, confessou.
Francisco apresentou o futebol e os outros desportos como “imagem da vida e da sociedade”.
“No campo, precisam uns dos outros. Cada jogador coloca o seu profissionalismo e habilidade em prol de um ideal comum: jogar bem para ganhar”, exemplificou.
O Papa falou da necessidade do treino e do esforço de cada um “para fortalecer o espírito da equipe” e criar “comunicação em campo”.
Como tem acontecido noutros encontros do género, Francisco recordou aos jogadores que são um modelo para as “novas gerações”.
“Esta responsabilidade deve ajudar-vos a melhorar e a exercer os valores, que devem ser palpáveis no futebol: o companheirismo, o esforço pessoal, a beleza do jogo, o jogo em equipa”, apelou.
G.I./Ecclesia:OC