Responsável pelo setor na Santa Sé diz que o questionário deverá ser tornado público na internet a meados de maio.
A secretaria do Sínodo dos Bispos sobre a juventude vai divulgar um questionário a meados de maio na internet dirigido aos jovens para a auscultar todos, mesmo “os mais distantes da Igreja”.
Em declarações à Agência ECCLESIA, o responsável pela secção da Juventude do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, da Santa Sé, disse que o questionário online é “uma forma de ir ao encontro dos jovens”.
“Poderíamos utilizar este questionário para ir ao encontro dos jovens e perguntar o que pensam da Igreja, da fé, da vida e, quem sabe, através dessas perguntas, começa um diálogo”, afirmou o padre João Chagas à margem do simpósio que o Conselho das Conferências Episcopais da Europa está a promover, em Barcelona, sobre o acompanhamento dos jovens.
“Daqui a algumas semanas, para além do questionário que foi lançado pela a secretaria do Sínodo para as conferências episcopais para ser respondido, sairá um questionário, mais ou menos a meados do mês de maio, que estará disponível online, para que qualquer jovem, mesmo os mais distantes da Igreja, possam responder”, referiu o sacerdote brasileiro.
Para o padre João Chagas, não é possível construir uma teoria sobre a juventude sem interpelar os “mais diretos interessados na questão”.
“Os jovens não podem ser estudados como se fossem um animal de estimação. É preciso entrar em contacto com eles”, sublinhou.
O responsável pela secção da Juventude na Santa Sé indicou que o diálogo com os jovens deve acontecer “no mundo onde eles estão”, utilizando por isso a internet para a recolha de opiniões.
“Quanto mais pessoas pudermos escutar, melhor. Depois o importante é que se faça um bom trabalho de síntese”, concluiu o padre João Chagas.
O Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) está a promover até esta sexta-feira, com a Conferência Episcopal Espanhola e o Arcebispado de Barcelona, um simpósio sobre o acompanhamento dos jovens e o discernimento vocacional, que vai estar no centro da próxima assembleia do Sínodo dos Bispos, em 2018
Com o tema ‘Acompanhar os jovens a responder livremente ao chamamento de Cristo’, o simpósio reúne 275 participantes de 37 países da Europa, incluindo Portugal, que procuram respostas para a presença da Igreja Católica junto da juventude.
G.I./Ecclesia:PR