Papa Francisco transfere competências para o Conselho Pontifício da Nova Evangelização.
O Papa Francisco promoveu uma alteração na organização da Santa Sé para aumentar a atenção que a Igreja Católica dedica aos santuários de todo o mundo.
A mudança, anunciada ontem, promove a transferência das competências sobre os santuários para o Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização.
A Carta, em forma de ‘Motu Proprio’, com que o Papa anuncia esta decisão explica que os santuários, “apesar da crise de fé” no mundo contemporâneo, continuam a ser vistos como “espaços sagrados para onde ir em peregrinação”, procurando encontrar “um momento de pausa, de silêncio e de contemplação na vida tantas vezes frenética” dos dias de hoje.
A relação entre a Santa Sé e os vários santuários católicos era até agora supervisionada pela Congregação para o Clero.
O documento sublinha o “grande valor simbólico” dos santuários e da peregrinação, um ato de fé que mobilizou milhões de pessoas ao longo dos séculos, levando-os ao encontro dos lugares sagrados onde Jesus viveu, aos túmulos dos Apóstolos e aos que se relacionam com a Virgem Maria.
O Papa Francisco assinala a importância de dar atenção à “fé simples e humilde” dos fiéis, que nas peregrinações e nos santuários encontram formas de manifestar a sua devoção.
O novo documento sublinha depois o acolhimento que é devido aos “doentes, pobres, marginalizados e pessoas necessitadas”.
O Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização assume agora as competências relacionadas com a criação de novos santuários e a aprovação dos seus estatutos, procurando ainda criar instrumentos para favorecer a evangelização e a religiosidade popular.
OG.I./Ecclesia:C