Padre Albertino Gonçalves lança CD  “CANTAR A ESPERANÇA”.

Este CD, surgido agora por ocasião desta festa da Páscoa de 2017, é um conjunto de 12 canções, compostas pelo padre Albertino Gonçalves, padre vicentino da comunidade vicentina de Orgens Viseu , a partir de uma recolha de outras feitas a partir de 1970 até ao ano de 2005.

A elaboração deste CD teve três motivos principais: não deixar no esquecimento estas composições, simples e singelas, a maioria feita quando o autor era jovem ainda; colaborar nas obras do Convento de S. Francisco de Orgens; ser mais uma iniciativa levada a cabo por ocasião do quarto centenário da Fundação da Congregação da Missão, por S. Vicente de Paulo, e do terceiro centenário da entrada do carisma vicentino no nosso país.

Das doze canções, só a primeira não foi composta pelo autor citado; as quatro seguintes foram compostas por Albertino Gonçalves, ainda jovem, a partir de 1970; as quatro seguintes são uma recolha de um quadro bíblico que o autor levou a cabo em 1980; e as três últimas são mais recentes, sendo o Hino a S. Vicente de Paulo composto em 1981, por ocasião do quarto centenário da morte do Fundador da Congregação da Missão, S. Vicente de Paulo. Os temas tiveram ainda a participação na produção e arranjos do pianista e produtor Paulo Lima.

Estas canções podem definir-se como “Canções de Mensagem”, algumas mais de caráter religioso, de matriz cristã. Desejaria que fossem úteis aos ouvintes de todas as idades, privilegiando talvez o público mais jovem, pois foi de um jovem que elas surgiram na sua maioria.

Na realização, entraram vários músicos das paróquias de Orgens e de S. Salvador, uma vez que o autor é um dos párocos que dá assistência religiosa a estas duas paróquias e aos seus grupos corais, conforme vem explicado no CD.

O autor deseja que este CD seja um estímulo à Esperança que, como bem disse o autor francês Charles Péguy, é a virtude que, apesar de ser a mais pequena das três irmãs, arrasta consigo a Fé e a Caridade. E como ela é tão necessária hoje, nestes tempos de angústia…!

G.I./J.B.:Padre Albertino, CM.