Peregrinação nacional deste ano ao santuário foi presidida por D. José Cordeiro.
A peregrinação nacional de acólitos deste ano, presidida por D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda, contou com a participação de 5 mil elementos que foram convidados a “servir com alegria”.
Durante a celebração eucarística inserida na iniciativa, D. José Cordeiro incentivou os participantes a saberem sempre “dizer com palavras e obras” a Deus “eis-me aqui, estou pronto para te servir em toda a minha vida”.
Na sua homilia, publicada pelo serviço de comunicação do Santuário de Fátima, o presidente da Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade destacou o caráter “especial” da 21.ª edição da peregrinação, por estar marcada pela proximidade da comemoração do Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima.
“Com Maria e como Maria aprendemos a servir, no cumprimento fiel e pleno. Como ela sirvamos, pois, quem não serve para servir, para que é que serve?”, frisou o responsável católico.
Entre os dias 12 e 13 de maio, o Papa Francisco estará na Cova da Iria para presidir às celebrações do Centenário e à canonização de Francisco e Jacinta Marto, dois dos pastorinhos e videntes de Fátima.
Duas crianças que “serviram a Deus com o coração limpo e feliz” e “foram fiéis à mensagem de Fátima até ao fim”, lembrou D. José Cordeiro.
“Este é o testemunho que deve iluminar o vosso serviço ao altar e à comunidade,» disse o bispo de Bragança-Miranda aos acólitos.
A 21.ª peregrinação nacional de acólitos, subordinada ao tema “Como Maria servimos Jesus”, contou com a organização do Serviço Nacional de Acólitos, em parceria com o Secretariado Nacional de Liturgia e o Santuário de Fátima.
G.I./Ecclesia:JCP