Reuniu, na manhã de hoje, em Cabanas de Viriato, o clero do Arciprestado de Besteiros. D. Ilídio acompanhou os trabalhos, depois de ter presidido à  Oração de Laudes.

A reflexão que D. Ilí­dio fez sobre a Leitura da Oração foi dedicada aos desafios pastorais da Amoris Laetitia, nomeadamente no que toca ao acolhimento e integração dos divorciados e recasados nas comunidades cristãs a que querem continuar a pertencer.

Essa reflexão foi também aprofundada durante os trabalhos da Agenda da reunião, ficando todos expectantes em relação à  formação contí­nua do Clero, que está agendada para Janeiro de 2018 (23 a 25) e será centrada na mesma questão.

O Vigário para a Pastoral, Pe. Virgí­lio, apresentou o esboço do Plano Pastoral Diocesano, que está aberto ainda a contributos, inclusive do Conselho Pastoral Diocesano, que reunirá no próximo dia 17. As assembleias arciprestais preparatórias do Conselho Pastoral Diocesano ainda estão a realizar-se e a reflectir a Proposta de Plano, para a enriquecerem e melhorarem, com outros contributos.

Também a chamada “catequese familiar”, enquanto novo modelo de catequese, foi objecto da atenção dos participantes na reunião. Enquanto uns manifestaram curiosidade em relação ao “modelo”, outros viam-no como de aplicação difí­cil. Ficam todos à  espera da prevista Carta Pastoral da Conferência Episcopal sobre esta nova realidade, que aí­ é proposta como modelo a adoptar, para um envolvimento maior da Família na educação cristã dos filhos.

Aliás, a Família e a Juventude estarão no centro das propostas que o Plano Pastoral Diocesano irá apresentar, para serem concretizadas nos dois próximos anos pastorais.

G.I.