A afirmação é de D. José Manuel Cordeiro, na Peregrinação Jubilar de Coros Litúrgicos ao Santuário de Fátima.
Decorreu no passado sábado, dia 17 de junho, a Peregrinação Jubilar de Coros Litúrgicos ao santuário de Fátima.
Foi um dia intenso com muitos coros de todo o país a participarem nesta peregrinação, comemorando o centenário das aparições de Fátima.
Estiveram presentes cerca de 3000 pessoas participando de forma ativa e responsável como pressupõe o ministério do canto e da música litúrgica.
A Dioceses de Viseu esteve bem representada com coros de várias paróquias e seus respetivos Párocos.
O dia começou com o levantar dos guiões, seguindo-se o terço às 10:00h, e, às 11:00h, a Eucaristia, na igreja da Santíssima Trindade presidida por D. José Manuel Cordeiro, que esteve presente em todos os momentos, ao longo do dia, tendo-nos brindado com uma pequena palestra sobre o papel e importância do canto e da música na liturgia. Da parte da tarde, houve tempo para ensaio e preparação da liturgia, com um belíssimo canto do Magnificat.
O dia terminou com a oração de Vésperas de Nossa Senhora.
Um dia bonito, dia de peregrinação, de canto, de louvor e reflexão.
Tive a oportunidade de rever amigos do V Curso de Música Litúrgica, do qual espero que o VI Curso não tarde pois tem sido fundamental para a continuidade e qualidade da música litúrgica do nosso País.
No ar ficou a possibilidade de este dia se repetir todos os anos. Vamos aguardar.

G.I./J.B:Helena Ferreira (Paróquia de Mangualde)