Comissão Episcopal; Jornadas Pastorais; Sagrado Coração de Jesus; Crismas na Paróquia do Coração de Jesus; Pe. António José Rodrigues; Dia da Diocese e Ordenações Sacerdotais.
Sob a presidência do Senhor D. Antonino, pela última vez, reuniram os Bispos da Comissão Episcopal do Laicado e Família, na manhã de segunda-feira, dia 19 de Junho. Trataram-se alguns assuntos que estão na ordem do dia e o Senhor D. Antonino agradeceu a colaboração de todos. A partir de agora, é Presidente desta Comissão Episcopal o Senhor D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar em Lisboa.
Desde a tarde de segunda-feira, 19 de Junho ao fim da manhã de quarta-feira, 21 de Junho, tiveram lugar as Jornadas Pastorais do Episcopado, em Fátima. De cada Diocese participou uma outra pessoa – sendo, na quase totalidade delas, o Vigário-Geral, como no caso de Viseu, em que esteve o Pe. Armando Esteves Domingues. Uma reflexão teológica sobre a Exortação Apostólica do Papa Francisco «Amoris Laetitia» foi o centro dos trabalhos.
Na tarde do dia 23 de Junho, dia da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, D. Ilídio presidiu a esta Solenidade, na Catedral. Presente, para além de outros sacerdotes concelebrantes, o Diretor Diocesano – Pe. Eurico José Teixeira de Sousa. A Catedral encheu-se, por completo, com representações de muitos dos centros paroquiais do Apostolado da Oração.
Na tarde de sábado, 24 de Junho, D. Ilídio presidiu à Eucaristia na paróquia do Coração de Jesus, onde crismou 81 cristãos, quase todos jovens. Concelebrou o Pároco – Pe. Milton Lopes da Encarnação – e o Pe. Júlio Homem. Também esteve presente o Diácono Alexandre.
Continua hospitalizado, no Hospital Distrital da Guarda, o Pe. António José de Almeida Rodrigues, recuperando de um acidente rodoviário de há algumas semanas. Nas paróquias de Vila Longa e de Decermilo, D. Ilídio foi presidir à Eucaristia dominical, em substituição do Pároco, no domingo, 25 de Junho.
O último domingo do mês de Junho, já de há anos, é o Dia da nossa Diocese de Viseu. Também, como acontece quando há “quorum”, é dia de Ordenações Sacerdotais. Assim, o momento alto foi a celebração da Eucaristia, na Catedral, às 16,30 horas, com a ordenação dos 3 candidatos: André Silva, Paulo Domingues e Paulo Vicente. A Catedral esteve repleta, com muita gente nos claustros, seguindo por circuito interno de televisão. Antes da Eucaristia, no início da tarde, no Seminário Maior – e depois de almoço de confraternização – houve encontro com o secretariado-Geral e com os Membros Sinodais. Orientou este encontro o Secretário-Geral do Sínodo – Pe. José Cardoso. Estiveram presentes cerca de 20 elementos que estabeleceram um frutuoso diálogo de avaliação do pós-Sínodo.

G.I.