O Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu (DBCDV) constitui um organismo directamente vocacionado para o conhecimento, para a conservação e para a valorização dos bens culturais das várias paróquias.
Pretende-se que se assuma como um interlocutor privilegiado junto da comunidade sacerdotal e das comunidades de fiéis para que sejam adoptadas estratégias de actuação e de intervenção com qualidade e valorativas do património cultural.
É necessário encontrar um equilíbrio, uma harmonia entre os valores culturais e o enquadramento litúrgico e pastoral. Mesmo os objectos e espaços com valor artístico que deixaram de ser utilizados (por antiguidade das peças, pela degradação natural; por alterações nas linguagens estéticas que levaram ao desejo de modernização; por perda de funcionalidade devido a mudanças de cariz litúrgico; por simples desinteresse, etc.) devem ser preservados e valorizados não só pelo seu valor cultural, mas também pelo valor funcional e pelo simbolismo que estiveram subjacentes à sua criação.

Equipa

Os membros do Departamento apresentam formações e competências diversificadas, em correspondência com as necessidades de um organismo orientado para a actuação na área dos bens culturais da Igreja.

Coordenadora: Maria de Fátima dos P. Eusébio
Vogais: Pe. José Henrique Santos; Pe. José Ribeiro Gomes; Pedro Pina Nóbrega; Pe. Pedro Leitão Alves.

Departamento dos bens culturais