Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

A manhã de hoje, no edifício do Seminário Maior, em Viseu, D. António Luciano teve uma jornada intensa, contactando e trabalhando com os Professores de Educação Moral e Religiosa Católica e com os Diáconos Permanentes. Para além do contacto com o Bispo, os protagonistas conviveram entre si, partilhando experiências e preparando pistas de trabalho. Para…

Imprensa missionária quer despertar consciências sobre realidades ignoradas. A Igreja Católica celebra este domingo o Dia Mundial das Missões, num momento em que as comunidades católicas portuguesas vivem um momento especial de sensibilização para esta dimensão da sua fé. A Conferência Episcopal Portuguesa promove um Ano Missionário em todas as dioceses católicas do país, de…

Grupos linguísticos apresentam propostas antes de «pausa» para preparar semana final da assembleia. Os participantes lusófonos no Sínodo dos Bispos, que decorre no Vaticano, propuseram hoje a criação de um observatório para a juventude, na Santa Sé. O grupo de trabalho em língua portuguesa apresentou o seu relatório sobre a terceira e última parte do…

Presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família sublinha importância de um diálogo constante com a realidade juvenil. O presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família (CELF), D. Joaquim Mendes, disse hoje no Vaticano que as comunidades católicas devem promover uma “mudança de mentalidade” na sua relação com as novas gerações. “Penso que o…

As dioceses católicas portuguesas estão a viver um ano missionário especial até outubro de 2019. A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) publicou o opúsculo ‘Ano Missionário – Documentos’, que vai estar disponível a partir deste domingo, 21 de outubro, Dia Mundial das Missões 2018. Na informação enviada hoje à Agência ECCLESIA, o secretariado da CEP informa…

Padre Valdir de Castro considera necessário aprender com os jovens, neste campo. O padre Valdir José De Castro, superior-geral dos Paulistas, defendeu na assembleia do Sínodo dos Bispos, a decorrer no Vaticano, que a Igreja tem de superar o “medo” e a “desconfiança” do mundo digital, aprendendo com os jovens. “Não podemos ter medo de…

Sustentabilidade financeira e falta de vocações são desafios em debate no 21.º Capítulo Geral da congregação. As Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus estão reunidas em Capítulo Provincial na Casa de Saúde da Idanha, em Sintra, e elegem este sábado uma nova Superiora para Portugal, e respetivas conselheiras, para os próximos seis anos. Em…

Cardeal D. António Marto recebeu 70 eurodeputados no santuário mariano. O bispo de Leiria-Fátima disse que é preciso “educar o mundo a amar a paz” e destacou a importância e atualidade da Mensagem de Fátima a eurodeputados do Partido Popular Europeu – PPE, esta quinta-feira, no santuário português. “É fundamental educar o mundo a amar…

D. António vai presidir, amanhã, à vigília missionária que o secretariado Diocesano das Missões vai promover às 21h00, na igreja do Carmo. “A vida é uma missão ao serviço de Deus e da Humanidade. Só tem verdadeiro sentido quando assim a entendemos e gastamos ao serviço daqueles que o Senhor nos confiou”, escreveu D. António…

Os participantes no Sínodo dos Bispos que está a decorrer no Vaticano desde 3 de outubro, sobre as novas gerações, vão enviar uma “carta aos jovens de todo o mundo”, anunciou hoje o responsável pela Comunicação da Santa Sé. Paolo Ruffini disse, em conferência de imprensa, que a próxima semana de trabalhos vai ser dedicada…

O prior da comunidade ecuménica de Taizé disse hoje no Vaticano que a relação das comunidades cristãs com os jovens deve valorizar o que denominou como “ministério da escuta”. “É preciso mostrar esta disponibilidade de pessoas que têm tempo para acolher”, num primeiro contacto, para ouvir “alegrias e sofrimentos”, destacou o irmão Alois, em conferência…

A irmã Alessandra Smerilli, professora na Pontifícia Faculdade de Ciências da Educação ‘Auxilium’ de Roma, e que está a participar no Sínodo dos Bispos, diz que “a Igreja Católica precisa de uma visão feminina”. “Precisa-se da visão feminina na Igreja, no trabalho e na sociedade. Todas nós devemos colocar-nos a caminho, para não ver a…

Assinala-se hoje o Dia Mundial da Alimentação, recurso que falta a cerca de 800 milhões de pessoas. O Papa salientou esta terça-feira, Dia Mundial da Alimentação, a necessidade de “redobrar esforços” no apoio a milhões de pessoas a quem hoje falta, “em quantidade e qualidade, o alimento necessário”. Numa mensagem enviada ao diretor-geral da organização…

D. Joaquim Mendes apresentou as propostas dos participantes lusófonos. O grupo de trabalho de língua portuguesa no Sínodo dos Bispos considera que a forma como os jovens “interpretam a vida, as suas perspetivas de futuro e de realização pessoal” desafia a “repensar a fé” e é “uma oportunidade”. “A mudança de época desafia a repensar…

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: