Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

António Luciano dos Santos Costa, Bispo de Viseu, em seu nome pessoal, do presbitério, de todos os consagrados e leigos, que servem a Diocese de Viseu, apresenta ao Padre Provincial, ao seu Conselho, ao Superior do Seminário das Missões de Viseu, a toda a comunidade e à sua família os sentidos pêsames pela morte do…

Após um interregno devido à pandemia, o Serviço Nacional de Acólitos levou a cabo nos dias 27, 28 e 29 de janeiro de 2022 o Encontro Nacional de Formadores de Acólitos na Diocese de Viseu. Estiveram presentes cerca de 30 acólitos formadores de várias Dioceses do nosso País, nomeadamente de Braga, Porto, Coimbra, Viseu, Guarda,…

Foi na noite do dia 28 de janeiro que regressou o Festival Diocesano da Canção a Viseu, inspirado no tema “Por Ti, conTigo e em Ti”. Nem o frio rigoroso do mês de janeiro fez hesitar as cerca de 500 pessoas, de todas as idades e vindas de todos os arciprestados da Diocese, que encheram…

A vida consagrada, no horizonte da missão da Igreja e no serviço pastoral, ainda tem futuro hoje? Uma pergunta difícil de responder e que nos pede diversas formas de abordar o assunto. Olhemos para a consagração da vida a tempo inteiro ao serviço de Deus e da Igreja como um grande desafio e um acontecimento…

Observatório Pastoral   «Contra isto, a Bíblia atribui a sua fé – fé de Deus – na liberdade. Se pudermos mudar, então o futuro não está destinado a ser uma ação de repetição do passado. O arrependimento é a prova de que mudamos. […] A Bíblia Hebraica é o texto-chave ocidental da liberdade – e…

Realizou-se na Diocese de Viseu, das 15 horas do dia 21 de janeiro até às 15 horas do dia 22 de janeiro, a atividade proposta pelo Comité Organizador Local da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, “24 Horas de Oração”, pela jornada para que os seus frutos sejam abundantes e enriqueçam a Igreja em Portugal….

Nos passados sábados, 14 e 21 de janeiro, no Centro Sócio Pastoral de Viseu, realizou-se o XXX Curso de Ministros Extraordinários da Comunhão, com a participação de 43 cristãos, e o VII de Animadores Dominicais na Ausência de Presbítero, com 22 cristãos, oriundos de 29 paróquias da Diocese de Viseu, indicados e propostos pelos respetivos…

Estamos a viver a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos com o nosso olhar fixo no Senhor, que nos diz: “Aprendei a fazer o bem” (Is 1,7), um tema cada vez mais urgente e necessário refletir. É um assunto eclesial importante no contexto do movimento ecuménico, mas não deixa de ser para os católicos…

Observatório Pastoral   «O teólogo Karl Rahner escreveu que “A Igreja tem sido conduzida pelo Senhor da história para uma nova época”. Não se trata só de baixas drásticas nos indicadores estatísticos quando se compara a atualidade com aquele que já foi o quadro da vivência da Fé. A questão é bem mais complexa. Talvez…

Precisamos de descobrir a beleza, a força e a inspiração da Palavra de Deus na vida da Igreja, que “na riqueza do seu amor fala aos homens como amigos” (DV 2). A Igreja universal celebra festivamente no próximo dia 22 de janeiro de 2023, o Domingo da Palavra de Deus com o seguinte lema: “Nós…

Observatório Pastoral   Encontro nos Jornais este artigo que se refere a um discurso radiofónico pronunciado pelo Papa Bento XVI no longínquo ano de 1969. Penso que ilumine o que se vive na Igreja neste período. Uma Igreja redimensionada, com muito menos seguidores, obrigada até a abandonar parte dos lugares de culto construídos ao longo…

Diz a sabedoria popular: “Ano Novo, vida nova”. Assim o esperamos. Um desejo que nos enche a alma de gozo e alegria, no limiar do nascer do novo ano de 2023. Terminadas as festas natalícias, os cristãos são convidados a entrar no “Tempo Comum” da liturgia com a esperança de um novo ano, prelúdio favorável…

Observatório Pastoral   O término da caminhada terrena do papa Bento XVI, unida a uma série de perdas ao longo do ano de 2022, deveria ser um convite à reflexão da humanidade. Muitas foram as figuras da história mundial a desaparecer durante o ano de 2022 e com uma conotação marcadamente macabra pode afirmar-se que…

Alguns acontecimentos marcaram a última semana do ano de 2022, nesta quadra festiva da Oitava do Natal. O agravamento da guerra na Ucrânia, tantos conflitos em diversas nações, tragédias e tempestades em vários lugares do mundo, a morte do jogador Pelé no Brasil, outros acontecimentos marcantes para instituições e nações, o encerramento do quarto centenário…

Observatório Pastoral   O dia 01 de janeiro é vivido com sonhos e desejos sempre renovados e transformados, ainda que esses sonhos e anseios sejam quase sempre os mesmos e não se possam qualificar com o adjetivo de “novos”. Os desejos de paz são os mais repetidos por todos ao começar um novo e os…

Page 1 of 2431 2 3 243

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: