Liga Operária Católica/Movimento Trabalhadores Cristãos

logoLoc

Carisma

A LOC/MTC – Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos, é um Movimento especializado da Acção Católica que pela vivência e pelo testemunho de novidade cristã no seio doa trabalhadores, com as sua organizações e no respeito pela sua autonomia, se situa na dinâmica da vida operária, participando na caminhada solidária dos trabalhadores que buscam a justiça e a sua formação colectiva.

Participa na construção da igreja, sobretudo no mundo do trabalho, pela formação das consciências de acordo com os critérios do Evangelho e do Ensino Social da Igreja.
O método da LOC/MTC é a revisão de vida operária: ver, julgar e agir. É espaço de partilha das realidades dos trabalhadores. Conduz a um crescimento na fé e a uma acção transformadora no meio. Procura ver as melhores formas de agir à luz: do Evangelho, do Ensinamento da Igreja em matéria social e dos Direitos Humanos. A LOC/MTC está organizada em Equipas de Base paroquiais e inter-paroquiais, em Equipas Diocesanas e Equipa Nacional.
Está integrada nos Movimentos Europeu e Mundial dos Trabalhadores Cristãos (MTCE e MMTC). Edita bimestralmente o jornal Voz do Trabalho e trimestralmente o Boletim de Militantes.

Campos de Pastoral

Denunciar profeticamente as realidades injustas vividas no mundo do trabalho, dando prioridade ao trabalho precário e ao desemprego, fomentando parcerias com outras organizações, de forma especial com a PO e os movimentos que a compõem.
Motivar os trabalhadores e principalmente os militantes a participar activamente nos sindicatos, nas associações de trabalhadores e a conhecerem as leis do trabalho.
Criar interesse nas pessoas, principalmente nos trabalhadores que ficaram sem trabalho, na procura de novas oportunidades de emprego e na valorização dos seus conhecimentos através da formação.
Incentivar a criação de laços de solidariedade, de partilha e entreajuda que promovam os trabalhadores e as pessoas, dando-lhes a oportunidade de serem protagonistas na sua mudança de vida.
Debater o reconhecimento e a valorização da economia social, como os serviços sociais, cooperativos e outros, no incremento de empregos sustentáveis e de bem-estar social.
Apoiar o agir com consciência, persistência e confiança que advém da fé no Projecto Libertador de Deus para os Homens e que é fundamentada pelo Evangelho de Jesus Cristo e pelo Ensino Social da Igreja.

Responsável: Coordenadora Diocesana – Olívia da Conceição Martins