Espetáculo vai ser transmitido em direto para o Recinto de Oração, no dia 13 de outubro
O Santuário de Fátima vai apresentar em “estreia absoluta” ‘Salve Regina’ e ‘The Sun Danced’, que encomendou, respetivamente, a Eurico Carrapatoso e a James MacMillan, pelas 18h30 de 13 de outubro, no concerto de encerramento do Centenário das Aparições.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o Santuário de Fátima informa que, entre outras, as novas obras vão ser interpretadas pelo coro e orquestra Gulbenkian, com a direção da maestrina Joana Carneiro, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
O concerto de encerramento do Centenário das Aparições (1917-2017), a partir das 18h30 de 13 de outubro, vai ser transmitido em direto para o Recinto de Oração para que todos os peregrinos possam “usufruir” de mais um momento musical que celebra o Centenário das Aparições da Virgem Maria aos três pastorinhos.
O “singular concerto” conta ainda com a participação da soprano Elisabete Matos e vai integrar a sessão solene de encerramento do Centenário das Aparições de Fátima.
O gabinete de comunicação do Santuário de Fátima explica que a obra ‘The Sun Danced’, de James MacMillan, parte de uma “investigação” de campo feita durante o mês de maio de 2015.
“Poder pensar com anos de antecedência sobre uma peça é benéfico. As ideias tornam-se subliminares e subconscientes e como que trabalham subterraneamente”, assinalou o compositor escocês.
“Acabo por escrever a música com uma grande preparação subconsciente. Por isso, a visita a Fátima foi vital”, acrescentou James MacMillan, “reconhecido pela expressão pública das suas convicções religiosas”, autor da ópera ‘Inês de Castro’, escrita por ocasião da Capital Europeia da Cultura 2001, no Porto.
G.I./Ecclesia:CB