Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Iniciativa em Cernache desafia a analisar frutos da vinda de Francisco a Fátima e marcas do seu pontificado

O setor de Pastoral Juvenil da Companhia de Jesus em Portugal vai promover entre os dias 01 e 03 de setembro um “grande encontro de jovens com ligação à espiritualidade inaciana”, no colégio jesuíta de Cernache, em Coimbra.

Em entrevista à página online dos Jesuítas em Portugal, o padre Pedro Rocha Mendes, coordenador da Pastoral Juvenil da congregação, explica que o grande objetivo deste encontro é “reforçar” os laços entre os mais novos e a Companhia de Jesus, a partir de um evento especial: a vinda a Portugal do Papa Francisco.

“Desejamos aprofundar o significado da vinda do Papa a Portugal e os grandes traços do seu pontificado. Teremos temas, painéis, oficinas, workshops, além de momentos de oração e partilha e outros de convívio e música. Será um festival de verão católico”, realça aquele responsável.

Francisco foi o primeiro jesuíta a ser eleito Papa, em março de 2013, e antes de assumir esta missão no Vaticano foi superior provincial da Companhia de Jesus na Argentina, entre 1973 e 1979.

Para o padre Pedro Rocha Mendes, o Papa argentino tem sido uma figura inspiradora para os jovens de todo o mundo, e faz todo o sentido propor aos mais novos uma reflexão à volta da mensagem de Francisco.

“O Papa tem procurado ter um discurso muito voltado para os jovens, de maneira que possam ser eles os portadores de uma nova voz e um novo modo de fazer no mundo. Mais próximo do Evangelho! Creio que dar a conhecer as palavras e gestos do Papa pode ajudar ainda mais pessoas a envolverem-se na luta por um mundo mais simples, mais justo e mais solidário”, salienta.

O encontro em Cernache, intitulado ‘After You’, numa alusão ao tempo “depois” da vinda do Papa Francisco a Portugal, é aberto a “jovens ligados à espiritualidade inaciana em Portugal, com idades entre os 17 e os 30 anos, “mas também a jovens de outros movimentos e comunidades religiosas de Portugal que se queiram associar”.

No último dia, 03 de setembro, o programa prevê ainda a participação das famílias dos jovens, bem como dos “colaboradores, benfeitores e amigos de todas as idades” da Companhia de Jesus.

“Estes encontros, além serem sempre extraordinariamente participados – em média vêm mais de 600 jovens – fazem crescer uma grande sensibilidade e um grande desejo de aprofundar a fé e o testemunho da mesma no mundo”, frisa o padre Pedro Rocha Mendes, para quem “hoje é muito importante que os jovens católicos sintam que não são aves raras, mas que há muitos como eles”.

Jovens, rapazes e raparigas, “inteligentes, desportistas, dinâmicos, altamente formados, empreendedores, solidários, que vivem com intensidade a sua fé e querem ser agentes de mudança no mundo”.

“E o nosso desejo é que este encontro suscite tudo isso, para além de nos ajudar a perceber o alcance que o Pontificado do Papa Francisco está a ter no mundo e na Igreja”, conclui o sacerdote.

Para mais informações acerca deste “Encontro de Juventude After You”, das inscrições e do programa previsto, basta consultar a página do evento disponível na internet.

G.I./Ecclesia:JCP

CategoryIgreja, Pastoral

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: