No dia 17 de junho passado, face aos incêndios que devastaram a zona centro de Portugal, a Cáritas Portuguesa tomou a iniciativa de abrir uma conta de angariação de fundos para apoio às vítimas.

Durante 30 dias angariou 1.262.104,18 euros. Continuaram a chegar donativos a esta conta, subindo o total para 1.768.976,76 euros. Deste montante, 345.000,00 euros foram disponibilizados a partir de verbas próprias de 8 Cáritas Diocesanas e da Cáritas Portuguesa. Por iniciativa da Conferência Episcopal, foram incluídos também 917 221,40, resultantes das dádivas dos cristãos católicos nos ofertórios das eucaristias de 2 de julho.
No dia 11 de agosto, saíram 100.000,00 euros, para a ajuda às vítimas dos incêndios do Concelho de Mação, à responsabilidade da Cáritas Diocesana de Portalegre-Castelo Branco. A partir de 28 de julho, ficaram cativos 1.300.000,00 euros, para a Cáritas Diocesana de Coimbra cumprir os compromissos assumidos com o REVITA, que prevê a recuperação de 40 casas (21 reconstrução total e 19 parcial). A mesma Cáritas Diocesana, na sua conta solidária contabiliza a 1 de setembro o valor de 478.813,13 euros. A verba cativa da Cáritas Portuguesa e o montante angariado pela Cáritas Diocesana de Coimbra (1.778.813,13 euros) perfaz a verba prevista para dar resposta ao compromisso assumido.
Já foram iniciadas as intervenções da maioria das habitações de reconstrução parcial. O Presidente da Cáritas Diocesana de Coimbra, Pe. Luís Costa, acompanhado de uma equipa de arquitetos deslocou-se ao local para apresentar, individualmente e de forma detalhada, cada projeto aos seus beneficiários. Visitaram 12 habitações e contam entregar, numa semana, os projetos das restantes. Prevê-se que, no mesmo prazo, sejam também elaborados os cadernos de encargos e se iniciem os pedidos de orçamento para execução das reconstruções totais. Registaram-se até ao final da semana passada 55.748 produtos angariados, os bens entregues às famílias e pessoas vítimas dos incêndios ascende às 13.644 unidades. (www.caritas.pt/coimbra)
A quando da abertura da conta solidária da Cáritas Portuguesa e antecipando, pela experiência do passado, que novas situações poderiam deflagrar noutras zonas do país, a Cáritas Portuguesa, conscientemente, designou a sua conta solidária de “Cáritas, com Portugal, abraça vítimas dos incêndios”. Assim, os donativos depositados nesta conta podem legalmente ser conduzidos para o auxilio a vítimas dos incêndios de Mação, Oleiros, Vila de Rei, Vila Velha de Rodão, Abrantes e Gavião. Em diálogo com as Câmaras Municipais respetivas a Cáritas Diocesana de Portalegre-Castelo Branco assumiu o compromisso, neste momento, de reconstrução total de 5 casas, 10 de reconstrução parcial e aquisição de equipamento para duas empresas familiares. Destas necessidades estão já executadas a aquisição de material para uma empresa e a reparação de curto impacto numa casa em Mação.
A Cáritas prevê que a execução total deste compromisso custe 562.761,65 euros, tendo já sido entregues 100.000,00 euros, estando cativa toda a restante verba existente na conta solidária que ascende a 368.976,76 euros, ficando a faltar 93.784,89 euros para a satisfação total dos compromissos. Perante esta situação, a 25 de agosto, a Cáritas Portuguesa reabriu a sua conta solidária que encerrará no dia 22 de setembro próximo para se poder alcançar a verba total.
Eugénio da Fonseca, presidente nacional da Cáritas afirma que “não nos sentimos atingidos pelas suspeições levantadas. Todavia, é bom reforçar a informação, porque a forma generalista como foram avançadas, suscita dúvidas na opinião pública em geral.”

G.I./J.B.: Cáritas

CategoryIgreja, Pastoral