Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

1600 músicos provenientes de 35 bandas participam no Jubileu no Santuário mariano na Cova da Iria.
Cerca de 1600 músicos provenientes de 35 bandas oriundas de 13 dioceses participaram ontem na peregrinação Jubilar das Bandas Filarmónicas ao Santuário de Fátima de forma a “incluir todos” na celebração do centenário das Aparições.
“São cerca de 850 bandas que se espalham pelo país com uma grande tradição entre a cultura musical e a fé, sobretudo presentes nas manifestações da religiosidade popular onde Nossa Senhora tem uma grande presença”, suscita o padre Joaquim Ganhão, coordenador da peregrinação que decorreu ontem na Cova da Iria.
“É um património das comunidades a preservar e deve servir também à missão da Igreja”, indica o responsável à Agência ECCLESIA apontando a “grande motivação e entusiasmo das bandas participantes” desde a primeira hora.
Vera Rainho integra a Banda Filarmónica de Instrução e Recreio da Abrunheira, em Montemor-o-velho, onde participa desde pequena por influência familiar.
“Ganha-se mais capacidade para o estudo desde criança, desenvolve muitos conhecimentos” explica a jovem que sublinha ainda o “sentido de comunhão com todos” que sente ao participar numa banda.
“A religião e a música sempre estiveram muito ligadas. Penso ser importante para a fé e para a ligação entre as várias bandas”, afirma a jovem de Montemor-o-Velho.
De Vila Real de Santo António chegam 48 elementos da Banda Filarmónica da Associação Cultural da cidade, local onde fazem muitas procissões e participam de atos religiosos todo o ano.
O maestro Manuel Lopes Batista confirma o entusiasmo desde a primeira hora para participar no Jubileu das bandas filarmónicas, em Fátima
De Alfena chegam 50 elementos para tocar em conjunto as músicas propostas pelo Santuário de Fátima.
“As filarmónicas, desde o seu início, tiveram uma forte componente religiosa, participando em procissões e eucaristias. São nas festas populares uma componente essencial, mas falta uma formação para a participação litúrgica”, indica Francisco Pereira, percussionista na banda musical de São Vicente de Alfena.
Estar presente na peregrinação é uma oportunidade para “mostrar a devoção à mãe Maria”.
Durante a manhã as bandas tiveram ocasião de saudar Nossa Senhora, num momento “mais pessoal”, explica o padre Joaquim Ganhão.
De tarde, antecedida da eucaristia das 15h, houve uma procissão com a imagem da Nossa Senhora para o altar do recinto de oração, acompanhada por uma banda filarmónica de 70 elementos constituída a partir de todas as bandas presentes na peregrinação, que tocaram a música «A 13 de maio».
A eucaristia foi acompanhada pela banda sinfónica portuguesa, seguida depois de nova procissão com a imagem de regresso à Capelinha das Aparições onde as bandas interpretaram algumas peças musicais.
Segundo o padre Joaquim Ganhão o Santuário de Fátima encomendou uma marcha para oferecer sendo interpretada pelas bandas presentes.
CB/LS

CategoryFátima, Igreja, Pastoral

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: