Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Museu da Misericórdia inaugura espaço dedicado à música sacra através de projeto inédito.
No Museu da Misericórdia de Viseu é possível agora entrar numa pequena sala dedicada à música sacra e viver um momento especial até de introspeção, ouvindo o canto gregoriano durante alguns minutos, ao mesmo tempo que se fica a conhecer a história daquela vertente musical erudita própria da tradição religiosa.
O espaço dedicado à música sacra foi inaugurado no sábado, 23 de setembro. O projeto inédito nos museus portugueses introduz um caráter diferenciador na oferta museológica, ao proporcionar o conhecimento e audição do canto gregoriano, do funcionamento do órgão de tubos, alargando a informação, por via digital, a órgãos e grupos corais do país.
O visitante ao aceder à ala vai ter a oportunidade de conhecer um órgão nacional de referência, de “ouvir quer o canto gregoriano, quer o canto gregoriano associado ao órgão, quer só órgão” através de uma gravação que permite essa continuidade, exemplificou o diretor do Museu, Henrique Almeida. A vertente pedagógica do projeto pretende explicar a “música sacra no seu todo” e a utilização do órgão barroco. O projeto inovador contempla ainda uma aplicação para telemóvel que leva o visitante para outras explicações.
Do projeto – conseguido com a colaboração da benemérita viseense Maria Teresa Figueiredo Lopes (cofundadora do Coro da Cruz Vermelha Portuguesa), do Centro de Estudos Gregorianos e do organista António Simões – fez parte a musealização de um órgão de tubos usado pela impulsionadora dos estudos gregorianos em Portugal, Júlia D’Almendra e que agora fica em Viseu.
O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Viseu, Adelino Costa referiu que o projeto que demorou 20 anos a concretizar “é uma mais-valia para o Museu” capaz de proporcionar “um momento especial” aos visitantes.
“A Santa Casa aproveitou esta oportunidade de ter peças de um órgão que andava por Lisboa e não conseguia ter alguém que valorizasse as peças, nós aproveitámos a oportunidade e tivemos a felicidade de ter gente que nos ajudou neste investimento, e conseguirmos este projeto para a música Sacra”, concluiu.
A inauguração da ala dedicada à música sacra aconteceu no âmbito das Jornadas Europeias do Património que se assinalaram entre os dias 22 e 24 de setembro. Os momentos musicais da cerimónia foram protagonizados por Sandra Araújo (canto gregoriano), António Simões (demonstração do órgão de tubos) e por Margarida Ferreira dos Santos e Carlos Jorge Lopes (grupo “Angelicus Musicae”).
G.I./Ecclesia:EA

CategoryBispo

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: