A meio da tarde de hoje, Campia celebrou o seu Padroeiro com grande solenidade. A Eucaristia festiva foi presidida por D. Ilídio Leandro, concelebrando também o Pároco, Pe. Cláudio Ferreira, e o Pe. Ricardo Alexandre.
Toda a paróquia se mobilizou para a Festa do Padroeiro, S. Miguel Arcanjo. De cada uma das aldeias vieram andores com a imagem dos respectivos patronos, integrando a procissão que percorreu as ruas de Campia, no final da missa.
D. Ilídio, na homilia, realçou a importância dos Anjos e Santos na vida da Igreja e na relação dos fiéis com Deus. Chamou-lhes “família de Deus” servindo-O na realização da Sua misericórdia, em relação às suas criaturas.
A celebração litúrgica foi animada pelo Coral paroquial, que trouxe à memória alguns cantos tradicionais.
D. Ilídio foi acolhido com o “Salve, salve, eleito de Deus” e palmas, tendo-lhe também sido oferecido um cesto com produtos locais.
No final da procissão, que foi acompanhada ao som de uma Banda, a assembleia cristã concentrou-se em frente à Igreja, ao redor dos andores com as imagens, tendo então sido dirigidas a D. Ilídio palavras de agradecimento pela sua presença. Ele correspondeu relembrando a importância de viver em comunidade, ouvindo a mensagem que S. Miguel deixa para todos – “quem como Deus?”. “Deus terá que estar sempre em primeiro lugar na nossa vida”, recordou D. Ilídio, animando os presentes a viverem a sua fé celebrando e testemunhando, como comunidade de irmãos que se organizam para cumprirem o Mandamento do Amor.
O ambiente de Festa continuou pela noite dentro, em clima de arraial, prolongando-se até Domingo, cuja tarde será preenchida com mostra de folclore.
G.I.