Papa recebeu este sábado os membros da Congregação para o Clero.
O Papa recebeu este sábado os membros da Congregação para o Clero e apontou a formação dos sacerdotes como determinante para a missão da Igreja.
“A renovação da fé e o futuro das vocações é possível só se tivermos padres bem formados”, disse Francisco apelando depois a que os sacerdotes se deixem pasmar e moldar por Deus, fazendo alusão a uma passagem bíblica.
“Não se resolve com algumas atualizações culturais ou alguma iniciativa esporádica a nível local. É Deus o artesão paciente e misericordioso da nossa formação sacerdotal e, como está escrito na Ratio, este trabalho dura toda a vida”, apontou.
O Papa deu ainda uma palavra aos formadores para que se possam nivelar com os formandos com vista ao sucesso.
“Se um formador ou um Bispo não “desce para a oficina do oleiro” e não colabora com a obra de Deus, não poderemos ter sacerdotes bem formados!”.
“A Igreja precisa de padres capazes de anunciar o Evangelho com entusiasmo e sapiência, de acender a esperança lá onde as cinzas cobrem as brasas da vida, e de gerar a fé nos desertos da história”, referiu Francisco.
Por fim deixou ainda perguntas para todos os sacerdotes:
“Que padre desejo ser? Um “padre de salão, tranquilo e colocado, ou então um discípulo missionário a quem arde o coração pelo Mestre e pelo Povo de Deus? Um tépido que prefere o quieto viver ou um profeta que acorda nos corações do homem o desejo de Deus?”

G.I./Ecclesia:RV/SN

CategoryIgreja, Papa, Pastoral