Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Questionário online para o Sínodo de outubro recebeu 221 mil respostas.
O Papa vai abrir a 19 de março os trabalhos da inédita reunião pré-sinodal com jovens de todo o mundo, crentes e não-crentes, para preparar a próxima assembleia do Sínodo dos Bispos, marcada para outubro.
O anúncio foi feito hoje, durante a conferência de imprensa de apresentação desta reunião, que vai congregar cerca de 300 participantes, no Vaticano, entre 19 e 24 de março.
No primeiro dia de trabalhos, o Papa vai saudar os presentes e responder a perguntas de jovens dos cinco continentes, informou o cardeal Lorenzo Baldisseri, secretário-geral da Secretaria do Sínodo dos Bispos.
A próxima assembleia consultiva com representantes dos episcopados católicos, convocada por Francisco para outubro, tem como tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’.
O cardeal Lorenzo Baldisseri sublinhou aos jornalistas que a reunião preparatória, em março, quer permitir que os jovens sejam “atores e protagonistas” na preparação para o Sínodo de 2018.
“Entre os jovens a ouvir, estarão em particular os que vêm de situações difíceis e das ‘periferias existenciais’, jovens que muitas vezes não têm possibilidade de se fazer ouvir, para dar a conhecer as suas situações e as suas expectativas. Haverá ainda jovens não-católicos, não-cristãos e não-crentes, para que a escuta dos jovens se realize, o mais possível, em 360 graus”, assinalou o responsável.
Dos trabalhos vai sair um documento que será entregue ao Papa a 25 de março, Domingo de Ramos e Dia Mundial da Juventude, jornada que este ano é celebrada a nível diocesano.
O Vaticano estuda, neste momento, as propostas enviadas pelas conferências episcopais e as mais de 221 mil respostas ao questionário que foi disponibilizado na internet, das quais cerca de 20% são relativas a não-católicos.
Durante a realização da Reunião pré-sinodal será possível participar nos trabalhos enviando o resultado da reflexão a um dos grupos linguísticos, através das páginas www.synod2018.va ou https://www.facebook.com/synod2018.
O próximo Sínodo dos Bispos está a ser preparado pelo Vaticano com as páginas ‘Synod2018’ no Facebook, Twitter e Instagram.
As redes sociais começaram a ser usadas no seminário internacional sobre a situação dos jovens no mundo, que decorreu em Roma de 11 a 15 de setembro.
O Sínodo dos Bispos pode ser definido, em termos gerais, como uma assembleia consultiva de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo, a que se juntam peritos e outros convidados, com a tarefa ajudar o Papa no governo da Igreja.
Até hoje houve 14 assembleias gerais ordinárias e três extraordinárias, as últimas das quais dedicadas à Família (2014 e 2015).
G.I./Ecclesia:OC

CategoryIgreja, Papa, Pastoral

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: