A zona envolvente de Sátão e nomeadamente o arciprestado do Dão viveram um momento único, de rara beleza, arte e solenidade numa tarde construída por todos os presentes, mais de duas centenas, mas de modo particular pelos dois coros intervenientes. Na véspera tinha já havido uma primeira atuação no Seminário Maior de Viseu.
Assim, depois de uma breve introdução do sr. Pe Jorge Seixas, abriu o momento o Grupo Coral Paroquial de Sátão, estruturado, no seu formato atual, já a partir do ano 2000. Apesar de o número de membros não ultrapassar os 30, ofertaram aos presentes peças religiosas de rara beleza, de que se pode destacar a famosa composição do sr. Pe Albano: “Para Deus omnipotente, toda a glória e louvor e vós, ó homens, cantai, batei palmas ao Senhor”, numa execução excecionalmente conseguida, de provocar arrepios em alguns dos presentes. Na verdade, o Grupo apresentou algumas peças compostas ou recolhidas pelo cónego Albano, figura maior da cultura satense (ele diria satuense), entre as quais algumas populares de que se pode destacar a famosa “Estrelinha do Norte”, ainda ao ritmo da recente comemoração dos seus 100 anos de nascimento. Como alguém dizia, é notório o trabalho do maestro Dr João Adelino, corroborado pelo organista Adelino Rodrigues, além do empenho de todos os membros.
A segunda parte foi da responsabilidade do Coro de S. Teotónio, com cerca de oitenta elementos presentes, entre cantores e instrumentistas. Entre esses, contava-se o organista Dr. Acácio Ferreira, natural da Vila de Sátão, a sentir-se em casa neste recital. Sob a batuta do maestro eng. António Mário, o Coro de S. Teotónio, projeto com seis anos, brindou os presentes com várias peças, de que se pode destacar uma “Avé Maria” e algumas partes importantes de uma “Missa Brevis”.
A beleza musical, eivada de sentimento, foi um ingrediente degustado pausadamente a meia tarde deste domingo, 18 de fevereiro, precisamente o dia habitual de recordar S. Teotónio, o padroeiro da diocese. A terminar, os dois coros cantaram, juntamente com parte da assistência, o recente hino da Diocese: “Igreja Diocesana, Povo de Deus em Viseu”. E depois de um breve convívio, foi altura de partir, deixando a ecoar, durante tempo infindo, os acordes desta bela tarde, como por entre as colunas da igreja matriz de Sátão.
G.I./J.B.:JA