O encontro nacional da Pastoral Social deste ano tem como tema «A paróquia ainda é um lugar de proximidade?», entre hoje e 6 de setembro, em Fátima.
A conferência de abertura é da responsabilidade do padre Tiago Freitas, da Arquidiocese de Braga, sobre o tema «Colégio de Paróquias: Uma renovação de mentalidades», esta tarde, às 15h30, no Steyler Fátima Hotel.
No final do primeiro dia vai ser lançado também o livro «Pensamento Social do Papa Francisco, III volume» que corresponde ao XXX Encontro da Pastoral Social (2017).
Nesta atividade, promovida pela Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, D. Manuel Clemente vai refletir sobre «A Paróquia – Uma perspetiva histórica» e o novo bispo de Viseu, D. António Luciano, profere a conferência de encerramento sobre «Proximidade. Uma história de vida», lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.
«Problemáticas Sociais do Envelhecimento»; «A Paróquia numa Igreja em saída – A propósito da Carta Pastoral “A alegria de ser Igreja em Missão” de D. António Marto» e «Paróquia e Proximidade» são outros temas refletidos no encontro nacional da Pastoral Social, em Fátima.
O encontro contempla também testemunhos sobre a Pastoral a Pessoas com Deficiência; Pastoral Penitenciária e Pastoral da Saúde.
G.I./Ecclesia:LFS