Bispo de Leiria-Fátima é membro do organismo da Cúria Romana criado em 2016 pelo Papa Francisco.
O Papa nomeou hoje o cardeal D. António Marto membro do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, informa a Sala de Imprensa da Santa Sé.
O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida é um departamento da Cúria Romana, foi criado pelo Papa Francisco com o documento ‘Sedula Mater’, de 15 de agosto de 2016, reunindo no mesmo organismo as competências e funções do Pontifício Conselho para os Leigos e ao Pontifício Conselho para a Família, que deixaram de existir.
O bispo de Leiria-Fátima foi criado cardeal pelo Papa Francisco no Consistório do dia 28 de junho, sendo o quinto cardeal português do século XXI e o segundo a ser designado no atual pontificado.
Em entrevista à Agência ECCLESIA, D. António Marto referiu na ocasião que quer ser parceiro do Papa Francisco no processo de reforma da Igreja, disse que é necessário construir pontes e sugeriu a “medicina da misericórdia” num “mundo ferido”.
Questionado sobre os organismos da Santa Sé onde poderia ser chamado a colaborar, o novo cardeal indicou como um dos possíveis a família, setor para o qual foi agora nomeado pelo Papa.
G.I./Ecclesia:PR