Em clima de comunhão, corresponsabilidade, alegria, ambiente de fé e de oração, nesta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, convido-vos a estarmos todos espiritualmente unidos aos jovens e à Igreja que está no Panamá a celebrar a Jornada Mundial da Juventude.

Nesse país longínquo acontece uma experiência única para os jovens e para a Igreja universal: o encontro com Jesus, através de Maria, a Serva do Senhor, aquela que escuta a Palavra de Deus e a põe em prática, com a presença do Papa Francisco. É uma oportunidade para todos nós sentirmos a alegria de uma Igreja viva, jovem e dinâmica reunida com os seus pastores. O grande dom de sermos cristãos, de sermos fiéis verdadeiramente irmãos congregados pela mesma Palavra e reunidos à volta da mesma Mãe. É um sinal profético e de esperança para a Igreja de Portugal, sabermos que a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima está presente neste evento eclesial mundial. Nós temos Mãe e os jovens podem sentir isso nesta Jornada Mundial da Juventude.  A Virgem vestida de branco, a Senhora das mãos orantes, que através da imagem de Nossa Senhora de Fátima, quis peregrinar do Seu Santuário em Portugal até ao Panamá, na América Latina para nos ensinar a escutar a Palavra de Deus, a refletir sobre a riqueza dos ensinamentos da Igreja que nos foram confiados no Sínodo dos jovens, a rezar juntos, a celebrar festivamente a fé e a conviver de modo sadio neste mundo global e digital. A Mensageira da Paz pede-nos para sermos construtores de um mundo novo, de uma Igreja mais santa e renovada, tornando-nos mensageiros do amor e  da paz, missionários da Alegria do Evangelho num mundo descartável, indiferente, descrente e  dilacerado por tantas formas de sofrimento. Unidos em Igreja e em comunhão com o Papa Francisco, sejamos construtores de um tempo novo e vivamos esta Semana e esta Jornada Mundial da Juventude na unidade de uma Igreja que se enriquece pela diversidade dos seus carismas e pela fortaleza espiritual dos seus membros.

† António Luciano, Bispo de Viseu

G.I.