Bispo emérito D. Ilídio Leandro foi diretor da Pastoral Juvenil em Portugal.

D. Ilídio Leandro considera que as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), que Portugal vai receber em 2022, são uma “inspiração para trabalhar com os jovens”.

Ele foi diretor da Pastoral Juvenil, a nível nacional, e considera que a Igreja “tem de se inspirar em São João Paulo II” para essa ação.

O Papa polaco foi o criador das JMJ e D. Ilídio Leandro, que participou em vários eventos deste género, reconhece que se “a Igreja quer apanhar os jovens” apenas na paróquia vai acabar por perdê-los, porque eles “saem para as universidades, os trabalhos, a internet”.

“Os jovens alargam-se ao mundo inteiro” e a Igreja tem de “trabalhar neste horizonte”, frisou D. Ilídio à Agência ECCLESIA.

Para D. Ilídio Leandro, as JMJ vieram oferecer à Igreja Católica uma “inspiração para trabalhar com os jovens e dar-lhes perspetivas de valores e orientações”.

O responsável considera necessário “redescobrir o modo de formação permanente que não trate muito de temas e programas livrescos”, mas “perspetivar uma continuidade com aqueles que fizeram e fazem caminho”.

Às dioceses e paróquias cabe trabalhar “os jovens vindos do Crisma” porque eles ainda não estão integrados, ao contrário dos jovens que integram os movimentos, “que têm relações nacionais e internacionais”.

Segundo D. Ilídio Leandro, Portugal sonhava “há muito tempo” com uma Jornada Mundial da Juventude no país, com “toda a abertura e aceitação”, mesmo “a nível político”.

A JMJ 2022 é, por isso, uma oportunidade “única, maravilhosa e que não pode ser perdida”, sustentou.

Os três anos de preparação, assinala o prelado, devem ser “empenhados e utilizados” para se “trabalhar com a juventude” e ajudar os jovens “a ter asas e sonhos”.

“É oportunidade de um renascer da Igreja em Portugal”, conclui.

O Vaticano anunciou que a edição internacional da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em 2022 vai ser acolhida por Portugal, na cidade de Lisboa.

“A próxima Jornada Mundial da Juventude vai decorrer em Portugal”, disse o cardeal Kevin Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (Santa Sé), na Missa de Envio e encerramento da JMJ 2019 no Panamá, presidida pelo Papa Francisco.

G.I./Ecclesia:HM/LFS/OC

CategoryBispo, Igreja, Pastoral