Teve lugar, na tarde de domingo, dia 17, em Carvalhais, um encontro de formação contínua para os ministros extraordinários da comunhão do arciprestado de Lafões.
Promovido pelo Secretariado Diocesano de Pastoral Litúrgica e arciprestado de Lafões, foram 110 os ministros que ali se deslocaram, juntamente com alguns párocos, vindos das diversas paróquias do arciprestado, para refletirem e dialogarem sobre aspectos importantes deste serviço eucarístico e receberem o cartão, assinado pelo Bispo diocesano, que os credencia para o ministério.
Após o acolhimento e oração inicial, o P. Seixas expôs algumas linhas definidoras da espiritualidade específica do ministro extraordinário da comunhão, destacando o espírito de serviço ‘extraordinário’ e amor concreto que deve existir para com os mais frágeis, doentes e idosos, que não podem deslocar-se, nem participar na assembleia dominical. O segundo momento, orientado pelo P. José Henrique, foi de explanação sobre aspectos de ordem pastoral/prática, ao que se seguiu um diálogo com os presentes sobre algumas clarificações e dificuldades no exercício desta tarefa tão importante na vida espiritual das comunidades. O encontro terminou com a chamada de cada um dos ministros presentes, entregando-lhes o respectivo cartão, válido por mais três anos. O clima que se viveu foi de verdadeira alegria e fraternidade cristãs, como é próprio dos que se dispõem a servir o pão eucarístico aos mais debilitados. Com este encontro, concluiu-se a primeira ronda, em toda a diocese, de formação e atualização de cartões dos ministros extraordinários da comunhão, nos seis arciprestados: Urbano, Rural, Dão, Beira Alta, Besteiros e Lafões. Nestes encontros arciprestais, participaram cerca de 650 ministros.
G.I./J.B.:SDPL