Encontro sublinhou importância da Doutrina Social da Igreja.
O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, encontrou-se esta quinta-feira em Bruxelas com os delegados da COMECE (Comissão dos Episcopados Católicos da União Europeia), debatendo temas como o ‘Brexit’ ou a aplicação da Doutrina Social da Igreja.
“Gostaria que redescobríssemos os valores e os princípios orientadores do ensinamento social da Igreja”, realçou Juncker.
Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a COMECE refere que o responsável se apresentou como um “forte defensor” da Doutrina Social da Igreja, considerando que “a Europa não a aplica com a frequência que deveria”.
“Apelo a todos vós, homens sábios. Os sábios são pacientes e determinados e a Europa precisa agora de paciência e determinação”, disse aos bispos.
Os participantes no encontro apelaram aos cidadãos para que participem no debate político europeu e votem com “responsabilidade”, para proteger e promover o bem comum.
A COMECE reúne bispos delegados das conferências episcopais católicas dos Estados-membros da EU; o delegado português é D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga.
G.I./Ecclesia:OC