A Igreja Católica em Portugal vai promover uma semana de atividades para desafiar os jovens à descoberta da sua vocação, entre 5 e 12 de maio, este ano com o tema ‘A coragem de arriscar pela promessa de Deus’.
A Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios (CEVM) preparou um guião para a 56ª Semana de Oração pelas Vocações, sublinhando a “incontornável dimensão vocacional da vida de cada ser humano” e convidando a rezar pelas vocações no seio da Igreja (matrimónio, sacerdócio, vida consagrada e vida laical).
O guião começa com a mensagem que o Papa publicou para esta semana, realçando a necessidade de comunidades católicas que ajudem os jovens a escolher a sua vocação e fomentem “ocasiões de escuta e discernimento”.
“Há necessidade duma pastoral juvenil e vocacional que ajude a descobrir o projeto de Deus, especialmente através da oração, meditação da Palavra de Deus, adoração eucarística e direção espiritual”, escreveu Francisco.
As propostas divulgadas pela CEVM, e preparadas pelo Departamento Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Braga, sublinham a “centralidade de que se deve revestir a Pastoral Vocacional no coração de cada comunidade e de cada ação pastoral”.
Os subsídios oferecem um hino e respetivo videoclipe, a realização de uma Peregrinação Vocacional e a visita a um Seminário ou Instituto Religioso, entre outras iniciativas.
G.I./Ecclesia:OC